domingo, fevereiro 08, 2009

A palavra Cleptocracia

«A palavra Cleptocracia, de origem grega, significa literalmente "Estado governado por ladrões".
A cleptocracia ocorre quando uma nação deixa de ser governada por um Estado de Direito imparcial e passa a ser governada pelo poder discricionário de pessoas que tomaram o poder político nos diversos níveis e que conseguem transformar esse poder político em valor económico, por diversos modos.
Ferraz da Costa, que foi presidente da Confederação Industrial Portuguesa durante cerca de 20 anos, afirmou por diversas vezes, que não se fazia nenhuma obra pública em Portugal sem uma contribuição generosa para os cofres dos partidos.

Num programa televisivo em que se discutia a corrupção em Portugal (Prós e Contras), estando todos os partidos representados, foi assumido que o principal motor da corrupção eram os próprios partidos.

Ontem, na comissão de inquérito parlamentar ao BPN, Miguel Cadilhe afirmou que a nacionalização do banco foi um acto político levado a cabo na véspera do total apuramento dos actos ilícitos praticados.

Sobre as denúncias apontadas acima caiu um silêncio sepulcral; os médias estiveram e estão calados, nenhum político, nenhum deputado, nenhum ministro, nenhum Presidente da República veio a terreiro para, pelo menos, se fingir indignado! Toda a classe política, incluindo o PGR, assobia para o lado!

A falta de vergonha nunca foi tão grande!
(recebido por mail)

Sem comentários: