quarta-feira, março 04, 2009

Bartoon-maratona



19ª aniversário do PÚBLICO

O que é isso do Bartoon aberto 24 horas seguidas?
Foi uma ideia que me surgiu há uns tempos, quando comecei a poder inserir um Bartoon online a qualquer hora, para além do que faço para a edição impressa. Quando há uma notícia que o justifica e não dá para esperar pelo outro dia, tenho essa possibilidade. Já fiz uns quantos exclusivos para o online. Às tantas achei que era capaz de ter piada fazer um Bartoon por hora durante um dia inteiro. É uma aventura, uma espécie de "Evereste" para mim.

Quantos Bartoons vai haver?
Ao todo vou fazer 24 Bartoons. Vou inseri-los às horas certas, portanto haverá o Bartoon das 8, das 9 e por aí adiante. Vou dedicar 45 minutos a pensar e fazer cada Bartoon e 15 minutos para descomprimir e inserir o ficheiro na "homepage" do PÚBLICO. Vou acelerar a meio da manhã e a meio da tarde para fazer um a mais, de forma a ter tempo de almoçar e jantar com a família.

E a que horas abre o estabelecimento?
Começo às 8 horas de quinta-feira porque às 7 é a hora a que entra automaticamente o Bartoon que enviei na véspera para a edição impressa. Se começasse antes haveria ali uma confusão pelo meio.
Assim, vou começar às 8 e faço até às 6 de sexta-feira. Às 7 entrará automaticamente o Bartoon que terei enviado durante a tarde para a edição impressa, o que dará ao todo 24 bartoons em 24 horas.

Qual é que vai ser a parte mais complicada?
Como vou ser eu mesmo a inserir os ficheiros, o meu maior medo é haver algum problema técnico. Ou de acontecer qualquer coisa imprevista que me impeça de trabalhar. Levo muito a sério a lei de Murphy, por isso receio que o carpinteiro de que estou à espera há mais de 6 meses para me montar uma estante em casa vá aparecer precisamente nesse dia.

Que diferenças haverá entre o Bartoon que é publicado diariamente e estes Bartoons hora a hora? A quantidade não terá reflexos na qualidade?
É óbvio que haverá diferenças. Não terei tempo para amadurecer ideias e fazer uma selecção mais criteriosa das notícias. Isso é o lado negativo. Mas também há a vantagem de poder fazer Bartoons sobre temas que normalmente não me despertam tanto interesse ou que acabam por ser substituídos por temas mais importantes. Vou estar atento a tudo e se calhar escrever sobre coisas que nunca me passaram pela cabeça, o que será uma experiência interessante para mim.

Sem comentários: