quinta-feira, março 12, 2009

Brevemente numa escola perto de si!...

Mais uma matança em escola

A Alemanha viveu ontem mais uma tragédia numa escola. Eram 09h30 (08h30 em Lisboa), quando um jovem de 17 anos, armado e vestido com uma farda paramilitar negra, entrou na Escola Técnica Albertville-Realschule, em Winnenden (perto de Estugarda), e desatou a disparar indiscriminadamente. Quando a polícia chegou, fugiu e continuou a dar largas à sua fúria assassina. Ao todo matou 15 pessoas, e suicidou-se.


Na escola, o jovem – que foi reconhecido como um ex-aluno – chegou a entrar em duas salas de aula, onde deixou um rasto de sangue. A polícia foi chamada logo a seguir e ao chegar encontrou os corpos de oito alunos e três professoras, além de inúmeros feridos. Uma aluna morreu no hospital.

A escola foi evacuada. Uma equipa de psicólogos da Cruz Vermelha foi chamada para dar apoio aos alunos – com idades entre os 14 e os 16 anos – e familiares. Pais das vítimas estavam em completo estado de choque e tiveram de ser acompanhados.

Após fugir da escola, o homicida, identificado como Tim Kretschmer, dirigiu-se a pé em direcção a uma clínica psiquiátrica, a poucos metros dali, onde abateu a tiro uma pessoa. Prosseguiu depois para o centro de Winnenden e tomou de assalto um carro. Mandou sair o condutor e seguiu.

A polícia já tinha montado um amplo dispositivo de busca: mobilizou mil agentes e equipas especiais em helicópteros, ergueu barricadas em algumas ruas e fechou as saídas da cidade. Por volta das 12h15 (11h15 de Lisboa), o jovem homicida foi localizado em Wendlingen, a cerca de 30 km da escola, junto ao parque de estacionamento de um centro comercial. Ao ver-se encurralado, disparou contra os agentes. No tiroteio que se seguiu, Kretschmer matou dois transeuntes e feriu com gravidade dois polícias. A polícia atingiu-o a tiro e, vendo-se sem saída, o jovem deu um tiro na cabeça.

Filho de um abastado empresário da região, o homicida foi sempre um aluno discreto. Helmut Rau, ministro da Cultura de Baden-Wuerttemberg, afirmou aos jornalistas: 'Como parece evidente, este jovem tinha dupla personalidade.'

A polícia revistou a casa dos pais, em Leuenbach, e encontrou uma colecção de 15 armas. Faltava uma, a que o jovem usou.

Comentário:Brevemente numa escola perto de si!...

Sem comentários: