Hoje tivemos mais uma professora vítima de agressão: em Aveiro uma pirralha de 13 anos resolveu agredir uma professora a murro e a pontapé. Isto já deixou de ser notícia tal a frequência com que estes episódios se verificam. Em Portugal está aberta a caça ao professor com a total impunidade dos agressores. Enquanto estes actos não forem devidamente penalizados, as agressões vão por certo continuar. Hoje em Aveiro, amanhã noutra escola qualquer, até ao dia em que uma fatalidade acontecerá e aí sempre quero ver como o Ministério da Educação descalçará a bota.
Enquanto por cá, estes casos de violência vão passando impunes, no Reino Unido o problema está a ser atacado de forma resoluta e sem falinhas mansas:
"Os pais dos alunos com comportamentos violentos nas escolas britânicas vão passar a ser multados num valor que pode ir até aos 1450 euros.' As intimidações verbais e físicas não podem continuar a ser toleradas nas nossas escolas, seja quais forem as motivações' sublinhou a Secretária de Estado para as Escolas. Disse também que ' as crianças têm de distinguir o bem e o mal e saber que haverá consequências se ultrapassarem a fronteira'. Acrescentou ainda que 'vão reforçar a autoridade dos professores, dando-lhes confiança e apoio para que tomem atitudes firmes face a todas formas de má conduta por parte dos alunos'. A governante garantiu que 'as novas regras transmitem aos pais uma mensagem bem clara para que percebam que a escola não vai tolerar que eles não assumam as suas responsabilidades em caso de comportamento violento dos seus filhos. Estas medidas serão sustentadas em ordens judiciais para que assumam os seus deveres de pais e em cursos de educação para os pais, com multas que podem chegar às mil libras se não cumprirem as decisões dos tribunais'. O Livro Branco dá ainda aos professores um direito 'claro' de submeter os alunos à disciplina e de usar a força de modo razoável para a obter, se necessário».
É caso para perguntar porque é que em Portugal o problema da violência na Escola não é atacado da mesma maneira ou de forma semelhante? Temos medo de quê? O que nos leva a ser tão passivos e compreensivos com estas situações?
http://ocantinhodaeducacao.blogspot.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário