O plano de resgate dos bancos com dinheiro dos contribuintes dos E.U.A. custará a desmedida cifra de 700 bilhões de dólares, mais os 500 bilhões que já se entregaram aos bancos, mais os bilhões que os governos da Europa entregarão aos bancos em crise nesse continente. Porém para tratar de dimensionar, só em parte, as cifras envolvidas, o telespectador fez o seguinte cálculo:
"O planeta tem 6,7 bilhões de habitantes. Se dividissem 'só' os 700 bilhões de dólares entre os 6,7 bilhões de pessoas que
habitam o planeta, equivaleria a entregar 104 milhões de dólares a cada um! Com isso, não só se erradica de imediato toda a pobreza do mundo, como automaticamente se transformam em milionários todos os habitantes do planeta." Ele conclui dizendo: "Parece que realmente há um pequeno problema na distribuição da riqueza!"
Fazendo um segundo pequeno cálculo, vamos examinar de perto e mais exactamente o caso dos espanhóis: O estado espanhol rega os bancos com 30 billhões de euros, que saem dos bolsos dos espanhóis.
O Estado comprará 30 bilhões de euros de dívidas dos bancos para evitar o colapso financeiro. Ora, neste momento, a população de Espanha é de, segundo dados oficiais de 2008, 46.063.511 de habitantes. O cálculo é simples de fazer: 30 bilhões de euros divididos por 46.063.511 de habitantes dá a módica quantia de 652,18 milhões de euros para cada espanhol, aproximadamente. Seja qual for a sua idade, raça, credo religioso ou clube de futebol de que é adepto, cada espanhol é um potencial milionário.
Quem quiser pode fazer as contas para o caso português...
Sem comentários:
Enviar um comentário