Uma noite de gritaria das juventudes partidárias alterou por completo o cenário eleitoral.
O Bloco de Esquerda seria o vencedor das eleições legislativas se estas se realizassem hoje, é a principal conclusão de uma sondagem realizada pela Empresa de Recauchutagem do Sado em exclusivo para o Jornal do Fundinho. De acordo com o estudo, realizado menos de 24 horas depois da noite eleitoral das europeias, o partido de Francisco Louçã alcançaria mesmo a maioria absoluta, com um resultado de 51,3%, surgindo em segundo lugar o PS, com apenas 15,4%. Seguir-se-iam a CDU (11,2%), o CDS-PP (5,2%) e o PSD (3,2%).
De acordo com o politólogo e picheleiro Casimiro Antunes, os surpreendentes resultados «encontram justificação na noite de ontem, nomeadamente nos gritos com que as juventudes partidárias iam interrompendo os dirigentes políticos e irritando todos os portugueses». Antunes consegue mesmo encontrar paralelismos directos com os resultados previstos para cada um dos partidos: «O Bloco beneficia claramente do facto de não ter juventude partidária e de a Ana Drago, que pode ser ainda mais irritante do que 30 jotinhas juntos, não ter aparecido nas televisões. O PS acaba por tirar dividendos de os resultados das europeias terem sido tão ridículos que não se conseguiu ouvir um pio aos seus jotas, mas mesmo assim é prejudicado por, na cabeça dos eleitores, permanecer ainda o "Fantasminha Brincalhão". A CDU consegue a terceira posição porque parece que não têm juventude partidária, uma vez que os seus membros usam todos barba, o que lhes dá pelo menos mais uns 10 anos. Já o CDS-PP e o PSD foram ambos altamente penalizados por ser absolutamente insuportável a imagem de 20 ou 30 betos com camisas aos quadrados a entoar cânticos histéricos».
O especialista em ciências políticas e canalizações em aço galvanizado destaca «a sorte particularmente madrasta dos sociais-democratas: o grito "Ninguém pára o Rangel, ó eh oh" revelou-se a coisa mais irritante do mundo a seguir ao programa da Maria Elisa sobre doenças». Casimiro Antunes considera que a reacção do povo português à última noite eleitoral pode também lançar pistas importantes para o combate à abstenção nas legislativas e nas autárquicas: «Tenho para mim que se pusermos putos da JSD ou da JC em cada casa, em cada praia e em cada centro comercial, os portugueses vão todos votar».
A sondagem da Empresa de Recauchutagem do Sado foi realizada entre as 23 horas de ontem e as 16 horas de hoje, consistindo em 34 entrevistas presenciais a proprietários de viaturas com pneus em mau estado, realizadas em troca de um calendário com uma rapariga nua.
http://jornaldofundinho.blogspot.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário