Sondagens desmentem fraude
Qual é a fonte de informação dos media dos EUA e dos estados sob a sua influência ? Exclusivamente as afirmações do candidato derrotado, aquele que Washington prefere.
Mas existem provas sérias do inverso. Antes das eleições, equipas de sondagens conduziram um inquérito independente e objectivo. Ken Ballen, inquiridor junto do Center for Public Opinion, e Patrick Doherty, da New America Foundation, duas organizações sem fins lucrativos, publicam os seus resultados no Washington Post de 15 de Junho. A sondagem foi financiada pela Fundação Rockefeller e realizada em língua persa por uma empresa de sondagens cujo desempenho na região, por conta da ABC News e da BBC, foi recompensado com um Emmy Award.
Os resultados desta sondagem, única informação verdadeira de que dispomos até hoje, demonstram que os números de votos registados correspondem à vontade do povo iraniano. Entre outras informações particularmente interessantes, ficamos a saber que:
“Vários peritos consideram que a larga vitória do presidente em funções, Mahmoud Ahmadinejad, resulta de uma fraude ou de uma manipulação, mas a nossa sondagem, levada a cabo por todo o país nas 3 semanas que antecederam as eleições, mostra que Ahmadinejad recolheria 2/3 dos votos – uma vitória mais clara ainda do que aquela que veio a verificar-se nas urnas.
Ao mesmo tempo que as notícias ocidentais mostravam, nos dias que antecederam as eleições, o entusiasmo da opinião pública em Teerão por Mir Hussein Moussavi, o principal opositor, as nossas amostras, recolhidas de acordo com métodos científicos na totalidade das 30 províncias, anunciavam que Ahmadinejad seria claramente vencedor.
Os únicos grupos que atribuíam a maioria a Moussavi, ou um número de votos tão importante, eram estudantes ou universitários e lares mais abonados. Quando levámos a cabo a sondagem, quase um terço dos Iranianos ainda estava indeciso. Mas a distribuição dos votos que constatámos reflecte aquela que foi anunciada pelas autoridades iranianas, o que sugere a ausência de fraude eleitoral maciça.”
Todo o texto aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário