A PRIORIDADE DO TRABALHO
1. - O TRABALHO, FORÇA CRIADORA
O trabalho é uno... Desde que o homem trabalhe, a sociedade é ele... Na sociedade trabalhadora, não há trabalhadores; há um trabalhador, único, diversificado até ao infinito (Carnets, 11 de Março de 1846.)
Esta palavra única «trabalho» encerra toda uma ordem de conhecimentos... O trabalho age sobre a economia das sociedades, liberta o proletariado, dá e retira a riqueza às nações, conduz, pouco a pouco, à aliança entre os povos e entre as situações... (Créat. de l’O., Cap. IV.)
Se o capital é unicamente uma expressão, uma REALIZAÇÃO do trabalho... o trabalho é ele próprio... criador, tendendo a realizar-se sem qualquer ajuda exterior: o trabalho criado a partir do nada (Carnets, 5 de Abril de 1845.)
Trabalhar, é produzir a partir de coisa nenhuma (Question Sociale.)
Os jogos da indústria humana são uma espécie de complemento da criação... O homem começa pela transposição das sequências naturais, uma segunda criação, no seio da própria criação. (Créat. de l’O., Cap. III.)
Mas o trabalho quando abstraído das condições de inteligência e de matéria, é unicamente um esforço estéril (idem.)
O economista defeniu o trabalho: acção inteligente dos homens em sociedade, com o fim preconcebido da satisfação pessoal. (Créat. de l’O., Cap. IV.)
O trabalho é inteligência e vida realizadas. (Contr. Écon., Cap. IV.)
A. O trabalho, gerador da economia
O trabalho é o acto gerador da economia politica... Tudo o que é trabalho, função útil, constitui matéria para a economia política... A economia política é a ciência da produção humana... Começa com o trabalho do homem É, numa palavra, a ciência do trabalho. (Créat. de l’O., Cap. IV.)
B. O trabalho, criador da sociedade
É através do trabalho que se geram, ao mesmo tempo, a riqueza e a sociedade (Contr. Econ., Cap. II.)
O trabalho é a força plástica da sociedade, a ideia tipo que determina as diversas fases do seu crescimento e, por consequência, todo o seu organismo, tanto interno como externo...
O homem, quer queira quer não, faz parte integrante da sociedade, que anteriormente a qualquer convenção, passou a existir, devido à divisão do trabalho e à unidade de acção colectiva. (Créat. de l’O., Cap. VI.)
C. O trabalho, promotor de justiça
Pelo trabalho, muito mais que pela piedade, caminha a justiça. (Justice, le Travail.)
O trabalho, considerado sinteticamente nas leis da produção e de consumo, dá origem à justiça. (Créat. de l’O., Cap. IV.)
A justiça, no que respeita à repartição dos bens, não é outra coisa senão a obrigação, imposta a todo o cidadão e a todo o Estado... de se submeter à lei do equilíbrio, que por toda a parte se manifes na economia, e cuja violação, acidental ou voluntária, é o princípio da miséria. (Justice, Les Biens.)
D. O trabalho, motor da política
Depois de termos observado a influência do trabalho na sociedade, no que diz respeito à produção e circulação de riquezas, convém observar as manifestações orgânicas dos movimentos revolucionários e as formas de governo. (Créat. de l’O., Cap. V.)
Antes de legislar, de administrar,... a sociedade trabalha... Em principio, nada do que constitui uma especialidade do governo é estranho à economia politica. (Capac. Pol., liv. II, Cap. XV.)
Na democracia operária, a política é o corolári da economia... Ambas são tratadas segundo o mesmo método e segundo os mesmos princípios...
Nas condições actuais, a política é a arte, equivoca e incerta, de pôr em ordem uma sociedade onde todas as leis da economia fossem deseonhecidas e todas as forças colectivas estivessem convertidas em monopólio. (Justice, l’État.)
E. O trabalho, origem da filosofia
A filosofia não é senão um modo de generaliza e de abstrair os resultados da nossa experiência, isto é, do nosso trabalho. (La G. et la P., Liv. I, Cap. II.)
...De modo que, toda a filosofia está contida em cada manifestação industrial. (Contr. Écon., Cap. IV.)
Isto significa que todo o conhecimento dito a priori, incluindo a metafísica, tem origem no trabalho...
O que quer dizer que a filosofia e as ciências devem embrenhar-se na indústria, sob pena de degradação da humanidade. (Justice, Le Travail.)
F. O trabalho, modo de educação
O trabalho - reunindo a análise e a síntese numa acção contínua - o trabalho... sintetizando a realidade e a ideia, apresenta-se como um método universal de ensino. (Contr. Écon., Cap. IV.)
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