quarta-feira, setembro 16, 2009

O NEGRO E O VERMELHO

A RECUSA DO SOCIALISMO AUTORITARIO

...Os comunistas, perante os quais verga todo o socialismo, não acreditam na igualdade como fruto da natureza e da educação; eles chegam a ela através de decretos soberanos. (Contr. Econ., Cap. VI.)
O Socialismo, protestando, com razão, contra a concorrência anárquica, nada propôs de satisfatório para a sua regulamentação, e a prova disso é que se encontra, por toda a parte, nas utopias que têm aparecido, a determinação do valor abandonado ao arbitrário, e todas as reformas conduziram, ora à corporacão hierárquica, ora ao monopólio do Estado ou ao despotismo da comunidade. (Contr. Écon., Cap. V.)
Para impedir o arbitrário comercial, lançar-vos-eis no arbitrário administrativo; para criar a igualdade, destruireis a liberdade, o que é a negação da própria igualdade.
Não se trata de matar a liberdade individual, mas de a socializar. (Contr. Econ., Cap. II.)

E A DITADURA

Certas pessoas convencem-se que no seio da sociedade deverá aparecer, em breve, uma grande personagem, um destes seres providenciais (como são denominados) que resumirá todas as ideias, livrará a verdade do erro, acabará com os velhos preconceitos, nivelará todas as opiniões,... e com a sua forte mão lançará a geração actual para um novo trilho...
O Turco diz: - Alá é Deus, e Maomé é o seu profeta; é uma profissão de fé, semelhante à que fazem estes modernos crentes. (Cél. Dim., Cap. V.)

Sem comentários: