terça-feira, outubro 27, 2009

1 em cada 3 docentes é vítima de acusações falsas de má conduta

1. Estes dados foram obtidos por um estudo realizado no Reino Unido. É provável que, em Portugal, o resultado não fosse muito diferente. Olhemos para os resultados do estudo realizado no Reino Unido: um em cada três professores foi falsamente acusado de má conduta por alunos. E um em cada seis foi falsamente acusado por pais de alunos.



2. Raro é o dia em que os jornais não fazem eco de acusações de pais e alunos a professores e, quase sempre, essas acusações se revelam pouco ou nada fundamentadas. Aberto o inquérito, raramente há lugar para processo disciplinar porque a comissão de inquérito chega à conclusão de que as acusações não são suportadas por evidências. Mas o processo pode demorar meses e, no entretanto, o bom nome e a honra do professor foram afectados para sempre.



3. É muito fácil lançar pedras contra os professores e algumas vezes as pedras são lançadas por colegas movidos pela inveja ou pela malícia. Outras vezes, as pedras são lançadas por pais que têm como hábito arranjar bodes expiatórios para as suas insuficiências como pais.


4. Nem sempre as crianças falam verdade. Nem sempre têm bom carácter. É preciso, por isso, muito cuidado quando se lançam acusações contra os professores. Mas estes devem também tomar precauções para não serem vítimas de actos maliciosos e de falsas acusações.



5. Por exemplo, nunca devem usar linguagem ofensiva na sala de aula. E nunca devem ter contacto físico com os alunos. Reuniões em privado só com prévia autorização do director e apenas em espaços aprovados para tal. E sempre que possível essas reuniões devem ter a presença do director de turma.

Sem comentários: