segunda-feira, novembro 09, 2009

O NEGRO E O VERMELHO

Contabilista e promotor nacional

Peço que se estabeleça a contabilidade da França. A França é uma casa comercial que não efectua as suas contas. (Carnets, 29 de Nov. de 1847.)
A estatística... existe a custo, sem a qual o Estado e a sociedade não têm senão uma existência instintiva, e não podendo dar conta de nada, navegam de escolho em escolho, de naufrágio em naufrágio. (Programme Révol.)
É preciso, para obter uma ideia justa, completa, dos fenómenos, comparar os mínimos e os máximos, tirar as médias... A economia dum povo é tanto mais perfeita... a ciência tanto mais avançada quanto todas as coisas se encontrem reguladas, cada vez mais, pela lei das médias... (Jutice, Les Biens.)
Estatistieas pormenorizadas, informações precisas sobre as necessidades e as existências, uma análise leal dos preços de revenda, as previsões de todas as eventualidades...
Vê-se como a produção e o consumo... se regularizariam... por meio duma inteligência mercurial e duma boa polícia económica... Mas é evidente que uma instituição tão preciosa só poderia ser proeza da vontade geral, e é justamente contra esta vontade que a pretexto de governamentalismo se erguem os liberais da economia. (Cap. Pol., liv. II, cap. VIII.)
Dizer como os produtos da obra colectiva sairam da sociedade... mostrar a gênese dos problemas de produção e de repartição, é preparar a sua resolução. (Contr. Écon., cap. III.)
O que faremos no dia seguinte à revolução:
... Lei para a organização dum serviço de esta'tlstica em toda a França.
... Lei sobre a contabilidade; esta lei é fundamental. (Carnets, 5 de Jan. de 1848.)
O povo não pedia... que o governo se apoderasse do comércio, da indústria e da agricultura, para os juntar às suas atribuições e fazer da nação francesa uma nação de assalariados; mas que se ocupasse das coisas do comércio, da agricultura e da indústria, de maneira a favorecer, segundo as leis da ciência, que são as da justiça, o desenvolvimento da riqueza pública... (Solut. du Prob. Social.)
Queremos que a obra especial do governo seja precisamente explorar o futuro, procurar o progresso, conseguir para todos liberdade, igualdade, saúde e riqueza. (Contr. Écon., cap. IV.)
Progresso, é saber, é prever. (Th. du Progrès, cap. IX.)

Sem comentários: