Foram construídas com o dinheiro de todos os contribuintes. Também com dinheiro com a mesma proveniência, 3,5 mil milhões de euros, estiveram, estão ou virão a estar em obras, no âmbito do programa de modernização do parque escolar que tem sido Uma das bandeiras de “investimento público” dos Governos Sócrates.
Mas a necessidade de adaptar as instalações escolares ao uso das novas tecnologias e às novas normas de climatização e ruído foi acompanhada por outra bem mais importante do ponto de vista estratégico: a da transferência da sua propriedade. Assim, as escolas portuguesas passaram ou passarão de património do Estado para património de uma empresa pública, a Parque Escolar EPE, para tornar mais fácil a sua alienação. São cerca de 350 escolas e respectivos terrenos que farão, primeiro, a delícia daquele tipo de especulação imobiliária geradora de fortunas com origem em actos administrativos e, depois, gerarão as rendas que todos pagaremos pelo uso de património edificado e modernizado com o nosso dinheiro.
Mas a necessidade de adaptar as instalações escolares ao uso das novas tecnologias e às novas normas de climatização e ruído foi acompanhada por outra bem mais importante do ponto de vista estratégico: a da transferência da sua propriedade. Assim, as escolas portuguesas passaram ou passarão de património do Estado para património de uma empresa pública, a Parque Escolar EPE, para tornar mais fácil a sua alienação. São cerca de 350 escolas e respectivos terrenos que farão, primeiro, a delícia daquele tipo de especulação imobiliária geradora de fortunas com origem em actos administrativos e, depois, gerarão as rendas que todos pagaremos pelo uso de património edificado e modernizado com o nosso dinheiro.
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