quarta-feira, abril 28, 2010

Espanha - Crônica da manifestação contra o desemprego, a reforma trabalhista e o corte das pensões

Sob o lema "Não podemos seguir esperando", a CNT da Andaluzia organizou em Córdoba uma manifestação contra o desemprego, a reforma trabalhista e os cortes sociais.
Mais de 600 pessoas marcaram presença hoje (24 de abril) em nossa cidade numa manifestação que ocorreu durante duas horas nas ruas do centro da cidade e que atraiu representantes de vários sindicatos da CNT da Andaluzia.
O ato foi convocado como protesto frente às reformas anunciadas pelo governo em questões trabalhistas e de pensões. A CNT considera imprescindível uma mobilização contundente dos trabalhadores para deter os cortes promovidos pelo PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), que virão a piorar a já grave situação de crise e desemprego que sofre a classe trabalhadora. Entre essas reformas, se destacam a redução da indenização da demissão sem justa causa e a diminuição do valor das pensões.
A CNT aposta em uma mobilização radical dos trabalhadores como única resposta possível as desigualdades impostas pelo sistema capitalista, cujas conseqüências, com especial agudeza, sofre a classe trabalhadora.
A manifestação se encerrou na Praça das Tendillas, onde o Secretariado de Ação Sindical de Andaluzia, Antonio Baena, como o companheiro Victoriano Vela da CNT de Lebrija, se dirigiram aos presentes convidando aos trabalhadores a unir-se a central anarcosindicalista e a continuar a luta contra as reformas propostas pelo governo. Baena se manifestou destacando a passividade dos sindicatos UGT (União Geral de Trabalhadores) e CO (Comissões Obreiras) ante a gravidade dos cortes propostos, ao que qualificou como "a agressão mais grave aos direitos trabalhistas dos últimos trinta anos".

O ato foi concluído com um convite para participar nas manifestações convocadas pela CNT no próximo 1° de Maio em distintas localidades da Andaluzia.

agência de notícias anarquistas-ana



Sem comentários: