quinta-feira, maio 06, 2010

Protestos, confrontos e mortes durante a greve geral na Grécia

A Grécia está paralisada nesta quarta-feira (5) por causa de uma greve geral nacional, em protesto contra as medidas de austeridade que o governo está implantando no país, com o apoio da UE (União Europeia) e do FMI (Fundo Monetário Internacional). Milhares de manifestantes tomaram as ruas em várias cidades do país para protestar. Duras manifestações aconteceram nas principais cidades gregas, Atenas e Tessalônica.

Segundo as agencias de notícias, pelo menos três pessoas morreram em um incêndio num banco de Atenas, após a agência ter sido atingida por coquetel molotov.

Manifestantes lançaram vários coquetéis molotov contra policiais, lojas e em edifícios, provocando incêndio também em dois prédios públicos em Atenas. Há relatos de vários carros incendiados. Um caminhão do corpo de bombeiros foi queimado.

Na capital grega, manifestantes gritando "ladrões, ladrões" tentaram invadir o parlamento. A polícia antidistúrbio respondeu com gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral. Em Atenas, reuniram-se mais de 100 mil pessoas no protesto.

Houve confrontos entre manifestantes e a polícia em Tessalônica. Os manifestantes atiraram pedras contra estabelecimentos comerciais e agências bancárias do centro da cidade, durante uma manifestação que reuniu milhares de pessoas.

agência de notícias anarquistas-ana









Sem comentários: