quarta-feira, junho 30, 2010

[EUA] “Morte, morte, morte aos fascistas”

Sábado, 19 de junho, o Ação Anti-Racista se juntou a um grupo de 30 militantes anti-fascistas que se mobilizou para confrontar os supremacistas brancos e seus simpatizantes no encontro das Nações Arianas [considerada a mais virulenta organização racista dos Estados Unidos] em Gettysburg, na Pensilvânia. Uma licença foi dada as Nações Arianas para que seus membros pudessem se reunir no parque estadual, sendo protegidos por muitos policiais e até mesmo pela guarda nacional. Por causa disto, nenhuma confrontação física pode acontecer entre anarquistas e membros das Nações Arianas durante o encontro, no entanto, com a brilhante precaução do serviço de parque e da polícia da Pensilvânia, manifestantes e simpatizantes foram reunidos na mesma área isolada, o que permitiu uma pequena quantidade de confrontação física. Pequenos enfrentamentos aconteceram no lugar antes da polícia de choque intervir e acabar com as brigas, entre os gritos de “Morte, morte, morte aos fascistas” e “Hey Nazis, Hey nazis, qualé que é, qualé que é, venham para a nossa cidade e acabaremos com vocês”.

Além dos anarquistas estavam também presentes aproximadamente 20 membros do Partido Trabalhista Progressivo. Eles foram extremamente eficazes marchando em círculos e reivindicando a responsabilidade por ações que aconteceram 65 anos atrás, mas não muito mais que isso. Bastante surpreendente foi ver a falta de capacidade dos supremacistas brancos de se operar um sistema para poder se dirigir ao público: na área onde estavam manifestantes e simpatizantes, ninguém conseguia escutar uma palavra do que eles estavam dizendo. Alguns simpatizantes das Nações Arianas foram seguidos até seus carros e confrontados, então fugiram para buscar a proteção de mais policiais.Várias fotos foram tiradas dos nazistas que em breve ficarão famosos na internet, isto se eles já não são.

Foi um fracasso a tentativa das Nações Arianas de divulgar sua propaganda, grande parte por causa de sua própria incompetência; mas um admirável esforço foi demonstrado pelo ARA, dado que o evento foi realizado na Pensilvânia e havia uma quantidade enorme de policiais no encontro.

Nós, do Ação Anti-Racista, aprendemos que a militância é a forma mais efetiva de se combater as atitudes e grupos de extrema-direta e fascistas, e que a confrontação, oposta à alcovitice liberal, é um meio muito melhor para acabar com a disseminação do fascismo em nossas comunidades.

Embora as Nações Arianas seja um grupo marginal, muitas das atitudes que eles advogam são acatadas por muitos seguidores da festa do chá e um montante relativamente grande de estadunidenses brancos. Por estas razões, e porque o fascismo sempre deve ser confrontado, é imperativo que permaneçamos comprometidos com a ação direta militante contra a ascensão destes grupos e ideologias de extrema-direita.

Tradução > Marcelo Yokoi

agência de notícias anarquistas-ana

Sem comentários: