terça-feira, junho 15, 2010

Indonésia - Um chamado de solidariedade ao Institut-A- Infohouse de Jacarta

Querido/as companheiro/as,

Em agosto deste ano o Institut-A-Infohouse estará completando seu primeiro aniversário. Durante este tempo nós tivemos o apoio financeiro do XminY da Holanda. Usamos a generosa doação deles para pagar o aluguel do nosso Infoshop por um ano, para financiar nossa produção DIY e para algumas outras necessidades básicas. Paralelamente a este apoio financeiro estamos extremamente agradecidos por todos os outros apoios que o Institut-A recebeu, tais como os suprimentos, equipamentos e mídia (livros, zines, panfletos, jornais, filmes...) que chegaram a nós pelo correio e através dos muitos amigo/as que nos visitaram e ficaram no Infoshop.

Apesar de difícil este primeiro ano tem sido muito emocionante, e esperamos que continue sendo durante muito tempo. O Institut-A é o primeiro espaço comunitário radical, livre, fundado sobre princípios anarquistas de consenso e de não-lucro na Indonésia, e nessas bases tem sido um grande começo. Também, estamos trabalhando com companheiros de Bandung, outra cidade grande do país, que começaram com um projeto similar, o Dandelion Infoshop que, aberto em abril, é o segundo Infoshop da Indonésia.

No começo do ano estabelecemos três metas principais para o desenvolvimento do Institut-A: a criação de uma livraria, a criação de um Centro Comunitário e Espaço Livre, e a estruturação de uma base econômica através de uma loja DIY e um Café Vegetariano. Temos tido êxito na realização da maioria destas metas, mas não em todas.

Acima de tudo tem sido um começo forte, vibrante e animador, mas durante todo este período tivemos que enfrentar dificuldades financeiras. Até mesmo as necessidades básicas como comida e água têm sido difíceis. A comida é relativamente cara na Indonésia e o “dumpster diving” (busca de bens úteis em contêineres de lixo de supermercados, centros residenciais ou fábricas) e outras táticas de reciclagem produzem muito pouco em um país onde raramente é desperdiçado alguma coisa. Nós também tivemos problemas com nossa fonte de água não-potável, um reservatório que fica vazio com freqüência, precisando de reparos difíceis e às vezes caros. Infelizmente, na medida em que o nosso primeiro ano chega ao fim, estas necessidades financeiras estão se fazendo ainda mais urgentes já que enfrentamos o desafio de como financiar o ano vindouro.

A situação aqui em Jacarta é singularmente difícil para o/as organizadore/as de espaços radicais devido às altas taxas de aluguéis na Indonésia. Por muitas vezes, o/as organizadore/as de espaços “radicais” em Jacarta financiam estes locais cobrando o seu uso, ou cobrando a entrada em shows e eventos nestes lugares. Obviamente, a idéia de cobrar pelo uso do espaço ou exigir pagamento para os eventos vai completamente contra os ideais no qual fundamos o Institut-A. Ao invés disso, quando abrigamos eventos e shows em nosso espaço, pedimos por doações.

Infelizmente isto não está tendo muito êxito, porque o/as amigo/as aqui ainda não estão familiarizados com a idéia de concertos beneficentes ou de solidariedade. Ajustados com a “pobreza” financeira da maioria das pessoas que freqüentam nossos eventos, raramente conseguimos o suficiente, em doação, para cobrir até mesmo os custos do evento.

O que nós fizemos até hoje?

Temos três atividades principais que queremos desenvolver:

1. Infoshop

Até agora temos aproximadamente 600 livros, 500 zines impressos, 200 livretos, 100 filmes, e outras literaturas que abordam temas radicais e críticos. Temos uma biblioteca móvel que levamos para os eventos e espaços públicos, fornecemos literatura por fotocópia ou empréstimo de livro, atuamos como uma distribuidora de zines, e já traduzimos vários zines e livretos para o indonésio.

2. Centro Comunitário e Espaço Livre

Oferecemos aulas de inglês gratuitas e oficinas de reciclagem, exibimos filmes e, semanalmente, temos um espaço da mulher. Já abrigamos também numerosas oficinas, debates, shows beneficentes e lançamentos de livros, zines e jornais.

3. Sustento econômico com uma Loja DIY e Café Vegetariano

Inicialmente tínhamos planejado construir um café vegetariano dentro de nosso espaço e usar o dinheiro desta empreitada para financiar as nossas atividades. No entanto, após concentrarmos nossos esforços na reconstrução de nosso espaço, abrindo-o como um centro comunitário e Infoshop, não sobrou dinheiro suficiente para montar o café. Ainda não sendo possível começar este projeto, resolvemos nos concentrar na nossa Loja DIY, que precisa de menos dinheiro para começar. Usando majoritariamente materiais reciclados, fazemos algumas coisas como cadernos, agendas e bolsas; também fazemos serigrafia em camisetas, bottons e cartazes.

Nós também realizamos atividades externas tais como:

• Comidas Sim Bombas Não.

• Solidariedade de rua e campanhas.

• Oficinas itinerantes em comunidades e eventos.

• Construção da rede SAKSI (Rede e Solidariedade Anti-Corporação) que trabalha com comunidades locais que estão lutando autonomamente contra a exploração econômica, roubo de terras e desastres industriais na Indonésia.

• Ajuda a outras comunidades que estão construindo espaços coletivos na Indonésia (por exemplo, o Dandelion Infohouse em Bandung).

Gastos

Após termos recebido uma doação de 2.400 euros da XminY (Holanda) em julho passado, usamos esse dinheiro para:

• Um ano de aluguel de um sobrado de 10m x 8m (aproximadamente 1.063 euros). É uma casa bem velha.

• Reforma (aproximadamente 500 euros).

• Suprimentos e custos relacionados às necessidades do centro comunitário (forno, utensílios de cozinha, tinta para pintura, etc.).

• Suprimentos para a oficina de serigrafia.

• Suprimentos para o Infoshop-Biblioteca (fotocópias, marcadores, papéis, móveis para mídia eletrônica).

• Instalação de eletricidade e água (quando alugamos a casa ela não tinha nem eletricidade nem água, tivemos que cobrir os custos de instalação).

Daí tem também as nossas despesas diárias com a conta de luz, água e comida. Certamente estas despesas são cobertas por aqueles de nós que estão trabalhando, mas na Indonésia um trabalho comum não paga mais do que alguns poucos dólares por dia, estamos sempre sem dinheiro para estas necessidades básicas.

Então, como é que a gente fica? No final de nosso primeiro ano estamos novamente com o dinheiro do orçamento contado e novamente somos forçados a buscar por ajuda de fora para levantar um dinheiro. Por isso, este chamado de solidariedade.

Olhando para o Futuro

Neste primeiro ano o Institut-A criou uma forte dinâmica com seus voluntários e a comunidade, e a resposta do/as amigo/as locais e de fora da Indonésia tem sido bastante positiva. Apesar das nossas lutas financeiras, realmente precisamos continuar com o Infoshop. Vemos muitas possibilidades e um bom futuro para desenvolvermos este Infoshop como um espaço para socializar o anarquismo através da ação direta e idéias. Para isto estamos planejando e sustentando alguns esforços de arrecadação de fundos através de:

• Shows beneficentes.

• Exposição artística e vendas.

• (Proposta) Uma bolsa do Instituto para Estudos Anarquistas através de projetos de tradução.

• Chamado por solidariedade financeira internacional.

De quanto precisamos?

Para o próximo ano precisaremos de aproximadamente 18.000.000 Rp. (Rúpia Indonésia) ou cerca de:

• 2.000 USD ou,

• 1.600 Euros ou,

• 1.400 GPB.

Iremos usar este dinheiro para:

• Aluguel: 12.000.000 Rp. (aproximadamente 1.300 USD / 1.000 Euros / 900 GBP)

• Os 6.000.000 restantes (aproximadamente 650 USD/ 500 Euro / 450 GBP) serão destinados ao desenvolvimento de nossa base econômica, incluindo a construção do Café Vegetariano e o fortalecimento da nossa Loja DIY .

Por que “100 de cada um” para o Centro Comunitário e Infoshop Institut-A? Como você pode nos ajudar?

Compreendemos que é difícil para qualquer grupo apoiar TODAS as nossas necessidades financeiras, e este é o porquê de propormos a doação de 100 (USD/Euros/GBP/etc.) de cada grupo ou coletivo (ou mesmo como indivíduo caso ache que essa quantia seja possível para você) para ficar mais fácil (esperançosamente) para erguer os fundos e organizar. Não somos estritos com relação aos números, mas ao menos esta é a idéia que temos por enquanto, e é claro que você pode doar de acordo com suas capacidades.

Enquanto ainda estamos ativamente levantando fundos aqui em Jacarta, nos baseando nos problemas de levantamento de fundos do ano passado, estamos vendo que para o aluguel deste ano não vamos poder contar muito com os nossos projetos de arrecadação para cobrir os gastos.

Estamos enviando esta carta por solidariedade para todos nossos amigos na esperança de que você possa nos ajudar com isto! Você pode passar esta carta para teus amigos, outros grupos ou coletivos. Você pode também resumir esta carta e publicá-la em algum lugar, ou fazer qualquer coisa que possa nos apoiar nisto.

Informações Importantes

a. O prazo final do nosso aluguel: 1 de agosto de 2010. Portanto realmente precisamos coletar todas as ajudas financeiras ao menos até o meio de julho (para termos tempos para os processos de transferência).

b. Doação via transferência bancária:

Banco Negara Indonésia (BNI), agência Daan Mogot

Número da Conta: 0189746145

Nome: Nidya Paramita

Código: BNINIDJA

Endereço da Sede: Jl. Jendral Sudirman Kav. 1, Jacarta 10220, Indonésia

c. Endereço: Jl. Arteri Permata Hijau No. 14, Kebayoran Lama, Jacarta Selatan, Indonésia.

d. Contato: instituta@alphabetthreat.co.uk ou detha@riseup.net

Para saber mais sobre nós dê uma olhada nestes links:

Sítio: http://instituta.webs.com

Myspace: http://www.myspace.com/instituta_infohouse

Facebook: http://www.facebook.com/?ref=home#!/g...amp;ref=ts

Fotos: http://picasaweb.google.co.id/institutA/INSTITUTA#

Tradução > Marcelo Yokoi

agência de notícias anarquistas-ana






Sem comentários: