quarta-feira, agosto 25, 2010

PM Press: editora independente e anarquista


[Ramsey Kanaan é co-fundador da PM Press, uma das mais interessantes editoras do mundo libertário hoje em dia. Powell's Chris Faatz encontrou com ele no mês passado e o entrevistou. Reproduzimos a seguir esta conversa.]

Chris Faatz > Ramsey, quais são as origens da PM Press? Pelo que sei você foi um dos fundadores da AK Press. Você pode falar um pouco sobre esta experiência? Como a AK Press influenciou a fundação da PM?

Ramsey Kanaan <> Olhando atentamente o teu catálogo e os livros que você já publicou, fica bem aparente que a PM opera desde uma perspectiva radical, libertária, até mesmo anarquista. Que tipo de mercado você encontra para este tipo de material?

Kanaan <> Resumidamente, como você definiria o anarquismo para aqueles que estão curiosos?

Kanaan <> Dito isto, todo mundo que sabe alguma coisa sobre anarquismo tem um livro ou texto introdutório para recomendar a amigos e colegas de trabalho que pensam que anarquia é desordem, caos, e um mundo sem escrúpulos. Um dos meus favoritos é o “Anarquismo” do Daniel Guerin. Qual que você recomendaria? Da lista da PM, qual seria o mais indicado para as pessoas que querem conhecer mais sobre a forma de política libertária?

Kanaan <> É engraçado você ter mencionado a novela Mulher à Beira do Tempo. Em se tratando de ficção, eu amo o “Os Despossuídos” da Ursula Leguin. Quais outras incursões literárias às idéias libertárias que você pode recomendar?

Kanaan <> Você não publica somente livros. Quais outros materiais que você também disponibiliza?

Kanaan <> Falando de música, você publicou alguns livros substanciais sobre as políticas da música. Você poderia dizer alguma coisa sobre eles?

Kanaan <> Quais são as diretrizes para escolher os materiais que você publica? Qual é, brevemente, o objetivo?

Kanaan <> Vi o lançamento de três livros do Paul Goodman. O que provocou o interesse sobre ele, e porque você escolheu publicá-lo nestes tempos?

Kanaan <> Você também está publicando um livro do Gustav Landauer. Quem foi Landauer, e porque você acha que ele é importante nos tempos de hoje?

Kanaan <> Por fim, um dos livros mais animadores e impressionantes que eu já vi é o Exigindo o Impossível: Uma História do Anarquismo do Peter Marshall. Como é que foi a resposta gerada por este monumental livro de 840 páginas?

Kanaan > Por enquanto ele está vendendo bem, e começou a ganhar uma maior atenção nas resenhas – também deveria, naturalmente. Vendeu 1000 cópias nos primeiros meses de publicação, e as vendas parecem estar melhorando, portanto estamos muito contentes.

Faatz <>


Tradução > Marcelo Yokoi

agência de notícias anarquistas-ana

Sem comentários: