[De 3 a 5 de setembro de 2010 vai acontecer na parte ocidental da região do Ruhr a 1ª Feira de “Mídias” Libertárias (“Limesse”). Mais de 40 editoras, rádios, Web-projetos, produtores de informação alternativa da Alemanha, Áustria, Suíça, Espanha e Reino Unido já se inscreveram. No contexto da Feira também vai rolar uma série de leituras e debates de textos e projeções de vídeos, além de um concerto da “Academia Anarquista”. Pedimos à Anna, à Paula e ao Kalle, do grupo de trabalho preparatório do evento, para nos darem uma entrevista acerca da 1ª Feira de “Mídias” Libertárias.]
Pergunta > Como é que tiveram a idéia de organizar esta Feira?
Anna <> E porquê precisamente agora?
Kalle <> Porque é que não chamam o evento de “Feira do Livro Anarquista” em vez de “Feira de “Mídias” Libertárias”?
Paula > Aí colocam-se duas questões. Não queríamos nenhuma autêntica Feira do Livro. O terreno dos “mídias” vai-se modificando e alargando. No nosso trabalho político existem livros e jornais, mas também uma infinidade de novas coisas, como projetos na internet, como o Indymedia, contatos interpessoais, trabalho informático, muitos blogs e sites. O site da FAU, por exemplo, é acessado mensalmente milhares de vezes, e aí os nossos jornais por si sós já não conseguem cumprir a sua função. Noutros campos como o da rádio ou o vídeo, a técnica tornou-se tão acessível e fácil de utilizar que já poucos especialistas são precisos e os novos projetos surgem como nunca antes fora possível. Tudo isso queríamos tentar trazer à Feira de “Mídias” Libertárias e apresentar a um público mais amplo.
Kalle > A segunda questão em causa é a do “anarquista” e do “libertário”. Ambas as expressões têm para nós quase o mesmo significado. Nós próprio/as nos descrevemos como comunistas libertário/as, portanto, anarquistas.
Anna > Porque falamos de projetos que não se definem necessariamente a si próprios como “anarquistas” ou “libertários”, mas que, em todo o caso, achamos importantes para as nossas discussões e para a nossa práxis.
Pergunta > A quem é que se destina, no vosso entender, a “Limesse”?
Paula <> E como será exatamente o decorrer da Feira?
Anna <> E como é que organizam isso tudo?
Paula <> Em 4 de setembro realizam-se também algumas ações contra a marcha nazi em Dortmund?
Paula <> Ainda é possível fazer a inscrição?
Anna > De momento ainda, mas pouco a pouco o espaço vai ficar cheio. No site há uma ficha de inscrição onde os expositores podem se inscrever. Enquanto houver lugar e falte conteúdo suficiente no âmbito da Feira de “Mídias” Libertárias as editoras e projetos podem ainda se inscrever. Mas têm de ser ligeiros.
Pergunta > Há algo que se possa fazer para apoiá-los?
Paula <> Muito obrigado pela conversa!
Anna <> SOV (Sindicato de Ofícios Vários) da AIT-SP – Porto, Portugal
agência de notícias anarquistas-ana
Sem comentários:
Enviar um comentário