Cerca de 50 mil estudantes e professores universitários marcharam nas ruas de Londres nesta quarta-feira (10) contra a alta das matrículas universitárias e cortes no orçamento da educação. Os manifestantes levavam cartazes com inscrições como "Parem com os cortes na educação" e gritavam "Eles dizem corte, nos dizemos lute".
No protesto, um grupo de anarquistas com os rostos cobertos por lenços invadiram à força a sede do Partido Conservador (no poder), próximo ao Parlamento, às margens do Tâmisa, estilhaçando as janelas de vidro do edifício. Eles ocuparam a área do saguão de entrada e incendiaram montes de papéis enquanto outros corriam para o topo do edifício. Nesta altura o local já estava tomado de estudantes.
Os policiais tentaram expulsar os manifestantes com golpes de cassetete, desistindo, depois, do corpo a corpo. Muitos estudantes atiraram diversos objetos contra os policiais, nomeadamente paus e pedras. A polícia conseguiu liberar o local depois de uma hora. Dezenas de pessoas foram presas.
Este foi o maior protesto de rua contra as medidas de austeridade do governo britânico de coalizão que chegou ao poder em maio.
Fotos e infos atualizadas:
http://london.indymedia.org/
Vídeos da invasão:
http://www.flickr.com/photos/asifkhan/5164443752/
http://www.flickr.com/photos/asifkhan/5163666447/
http://www.flickr.com/photos/asifkhan/5163734529/
agência de notícias anarquistas-ana
Sem comentários:
Enviar um comentário