quinta-feira, março 03, 2011

As promessas dos veículos eléctricos e a realidade do Peak Oil

O governo português anunciou alto e bom som o lançamento do seu projecto Mobi-E, um acrónimo de "mobilidade eléctrica". Com grande orgulho, os seus responsáveis declararam que este é o único projecto de veículos eléctricos (VEs) do mundo efectuado a uma escala nacional.

Em primeiro lugar, deve-se notar a audácia do governo português em lançar um projecto de VEs nesta escala quando mais ninguém o fez. Admitindo que este grande projecto tenha sido estudado maduramente em todos os seus aspectos, convém verificar se o Mobi-E pode atingir um dos seus objectivos: a redução da factura petrolífera nacional.

Como se sabe, o principal problema energético português é a extrema dependência do petróleo, a qual tem fortíssimas implicações macroeconómicas. Em 2009 Portugal importou 14,8 milhões de toneladas de petróleo, a um custo total de 4,8 mil milhões de euros (ou 6,7 mil milhões de dólares). O valor das importações de petróleo corresponde a cerca de 27% do défice da balança comercial portuguesa.

Esta dependência extrema do petróleo importado tem graves consequências e não é por simples acaso que os chamados países PIIGS (Portugal, Irlanda, Itália, Grécia, Spain ) são exactamente aqueles que estão mais dependentes do petróleo.

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