domingo, março 06, 2011

Secularismo nos EUA e o ataque à Ciência

Há quem pense que países que têm uma constituição que garante o secularismo da sociedade, têm de facto uma garantia de secularização. Os EUA e a Turquia são dois exemplos de países que têm uma constituição secular mas que têm por vezes problemas em garantir a liberdade religiosa aos seus cidadãos. Por outro lado, países como o Reino Unido, não têm uma constituição secularizada e o estado e a igreja encontram-se unidos, mas a liberdade dos seus cidadãos está bem salvaguardada.

Também há quem pense que existe uma diferença marcada entre secularismo europeu e secularismo americano. Para secularismo existe apenas uma definição, não vale a pena enganarmo-nos. Geralmente essas pessoas defendem que precisamente o secularismo americano é melhor que o europeu, pois abraça a fé lado a lado. Não vejo qualquer tipo de qualidade neste analise, nem sequer considero a análise muito honesta.
Na verdade, a prática da fé nos EUA está completamente condicionada a grandes lobbies e ao grande despertar do fundamentalismo religioso, que vem acordando lentamente desde finais do Sec. XIX neste país.

Sem comentários: