Texto recebido da revista EXIT
Caros amigos, caros companheiros de luta e caros leitores da EXIT!
A redacção da EXIT! e a direcção da Verein für kritische Gesellschaftswissenschaften e.V. tomaram conhecimento com profundo desgosto e consternação de que faleceu a 18 de Julho de 2012 em Nuremberga, na sequência de várias operações, o nosso amigo e autor, o filósofo e publicista Robert Kurz.
Com a sua morte a teoria crítica perde um pensador lutador e um crítico radical, num tempo em que mais que nunca se exige “derrubar todas as condições em que o homem surge como um ser humilhado, escravizado, abandonado, desprezível”. Bobby viveu e lutou por isso.
A crítica da dissociação e do valor e a revista teórica EXIT! perdem um teórico marcante e não será fácil preencher a sua falta.
Vamos tentar.
Nota minha:
Não sendo marxista, nem nunca o tendo sido, considerava Robert Kurz o marxista vivo mais importante dos últimos...digamos, trinta anos. Li muito dele e reflecti muito a partir dos seus textos. O seu marxismo era rico porque não era ortodoxo, mas crítico. Para aqueles foi um alívio. Para mim é uma perda intelectual de vulto, sem dúvida.
Sem comentários:
Enviar um comentário