Se lermos a imprensa portuguesa facilmente chegaremos à conclusão que há todos os dia pelo menos uma notícia da treta. Habitualmente ligadas ao poder político ou financeiro não é difícil descortinarmos diariamente esse mesmo facto. Hoje a notícia prende-se mais uma vez com a questão da ligação de Woody Allen à cidade de Lisboa através da realização dum filme. Há dois meses era a câmara de Lisboa que directamente tinha contactado com o realizador. A notícia de hoje aponta para o governo na pessoa do paulo portas. Uma pessoa atenta e conhecedora destas jogadas políticas facilmente percebe que isto não tem nada a ver com cinema mas tão somente com as eleições autárquicas! Woody Allen pura e simplesmente não virá filmar a Lisboa, não porque ele não queira, mas porque não haverá as condições que ele exige e que lhe foram dadas nas outras cidades europeias onde filmou na última década. Ponto final parágrafo!
Veja-se o que se pode ler na própria notícia e que confirma tudo o que acima é dito:
"O objectivo foi conhecer as
exigências do realizador e demonstrar o interesse de Portugal. O dinheiro é o
maior problema"
"O facto de a equipa de Allen ter aceitado reunir-se com os portugueses é visto como um sinal de que existe interesse das duas partes, mas ainda há um longo caminho a percorrer para que o filme se possa concretizar."
"mas existe a consciência de que o processo pode demorar anos
a concretizar-se e tudo vai depender das exigências feitas, nomeadamente a
nível financeiro."
"O presidente da Câmara do Rio de Janeiro disse, numa
entrevista ao jornal "O Globo", que está disposto a pagar "100%
da produção". A oferta dificilmente estará ao alcance de um país em crise
como Portugal."
Penso que chega de exemplos. Woody Allen não filmará em Portugal mas ciclicamente a notícia surgirá como uma hipótese e mesmo a existência duma página do facebook a pedir que Woody Allen filme em Lisboa não passará da manifestação dum desejo que não se irá realizar...