domingo, março 23, 2014

Protestos em Espanha contra política de austeridade

Confrontos nas ruas de Madrid entre manifestantes e polícia. 
Milhares de pessoas, muitos deles jovens, saíram à rua para protestar contra as medidas de austeridade.
Vindos de várias regiões de Espanha, alguns dos manifestantes caminhavam já há várias semanas na direção da capital do país.
manifestação reuniu ONGs, associações, sindicatos e o grupo dos indignados.
Para garantir a segurança e evitar incidentes, com receio da anunciada presença de grupos anarquistas, foram mobilizados 1.700 soldados.
Os manifestantes protestaram contra a a política de austeridade, mas também denunciaram a taxa de desemprego de mais 26% e uma série de outras questões, como explicou uma jovem estudante, Angela Olivas:
“Protestamos contra tudo – a educação, o sistema de saúde, as hipotecas, os cortes, a nova lei de segurança pública, não esqueçamos, pois é muito importante, e a enorme corrupção que temos em Espanha neste momento.”
Segundo outro manifestante, Angelino Castro, “Este protesto serve para que aqueles que governam – ou antes desgovernam – percebam também que não somos idiotas nem nenhumas ovelhas”.
O governo espanhol arrancou em 2012 com um plano de cortes de 150 bilhões de euros para reduzir o déficit e a divida do país. Os manifestantes culpam esta política de austeridade sem precedentes pela recessão e pela taxa de desemprego recorde no país.
P.S. Os anarquistas metem tanto medo ao poder...de todos os tipos! Porque será?
Aqui em portugal nada disto acontece porque os tugas não têm motivos para protestar desde o "milagre económico do final do ano passado...Por aqui está tudo de vento em popa!...