A exposição "Portugal e a Europa em cartoons", com trabalhos assinados por artistas portugueses durante a última década, será inaugurada na próxima sexta-feira, às 10.30, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa.
A iniciativa resulta da parceria entre o Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal, o Instituto de História Contemporânea da FCSH e o Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem da Câmara Municipal da Amadora.
A ideia é apresentar uma "visão singular e crítica" de vários 'cartoonistas' conceituados portugueses sobre Portugal e a sua participação na União Europeia, revela Teresa Coutinho, do Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal.
"Em ano de eleições europeias e a um ano do 30º aniversário da assinatura do ato de adesão de Portugal à UE, o objetivo é mostrar um meio diferente de contar os acontecimentos mais recentes da construção europeia e da história da integração europeia", acrescenta.
Estarão expostas 28 obras de António Jorge Gonçalves, Cristina Sampaio, Fernando Relvas, Rodrigo de Matos e Telmo Ferreira, abordando temas como o alargamento, o Tratado de Lisboa, o euro e a Estratégia 2020. Os trabalhos já foram anteriormente publicados na imprensa escrita e em edições digitais de jornais ao longo da última década.
A exposição estará aberta ao público até 31 de dezembro de 2014.