Próxima prioridade de Passos será “uma sociedade de pleno emprego”
O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, definiu esta quarta-feira, na abertura do debate do Estado da Nação, como a “prioridade” da sua agenda a “luta contra o desemprego”.
Mas mais do que debelar o desemprego conjuntural, o chefe do Executivo assumiu no Parlamento a intenção de enfrentar o desemprego estrutural. “A sociedade que queremos construir em Portugal é uma sociedade de pleno emprego, de participação económica e cívica e de multiplicação de oportunidades para todos”, disse Passos Coelho.
Numa intervenção inicial em que fez um balanço de três anos de Governo, Passos assinalou a novidade de, “na actual legislatura”, este debate ser o primeiro em que o país não está já sob assistência financeira. O que permitia “uma nova fase de desenvolvimento sustentável”.
E o principal problema a atacar era o desemprego. Defendendo, para isso, um “verdadeiro compromisso, um projecto de concertação nacional”, que apostasse na qualificação dos portugueses, não só através do ensino regular, mas também na “aposta progressiva no ensino dual, profissional e vocacional”.
P.S. E há sempre pacóvios a irão acreditar!...