terça-feira, novembro 25, 2014

As peripécias de um matemático português que inventou um pseudo-artigo científico

Escrito por um matemático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, chega às livrarias esta segunda-feira, dia 24, um livro de histórias de matemática. Na primeira, o autor conta como criou umalter ego e inventou um pseudo-artigo totalmente absurdo – que acabou por ser aceite para publicação por várias revistas desde que fosse pago –, para expor as fraudes das editoras científicas de livre acesso.

Fazer investigação e atingir resultados inovadores e significativos na área em que se trabalha não é fácil. Quando se aborda um problema, há que conhecer toda a literatura relevante — e também uma grande quantidade de literatura irrelevante: com frequência, as melhores ideias para o atacar surgem não dos caminhos já trilhados por dezenas de investigadores, mas pela centelha de uma ligação inesperada entre dois campos à primeira vista não relacionados.
Todo o percurso é cheio de falsas partidas, hesitações e becos sem saída. Mas, de vez em quando – alegria suprema! – atinge-se um resultado novo e relevante.
É altura de o dar a conhecer à comunidade científica o mais rapidamente possível. Por outras palavras, supe­rada a parte árdua, atinge-se a parte simples: publish or perish. Publicar ou perecer.
Todo o texto aqui