quinta-feira, março 05, 2015

Para uma Constituição Democrática com caráter de urgência – 2

A dimensão da Humanidade, superior a 7000 milhões de seres, faz-se acompanhar pelo desenvolvimento de plataformas que possibilitam às pessoas uma cada vez mais fácil e aprofundada interligação, no âmbito de um processo de integração com alguns milénios, que se vem acelerando de modo exponencial, mais recentemente.

Essas conexões efetuam-se através dos vários tipos de trocas, que abrangem bens físicos, serviços e a comunicação em geral, com particular relevo para as trocas culturais e de afetos, em particular. Para além de tudo isso, somos responsáveis comuns pela saúde e sustentabilidade do planeta, enquanto habitat e ainda pela imperiosa racionalidade que se exige à utilização dos seus recursos.

A hierarquização ou a verticalização das decisões concernentes às nossas vidas, à satisfação das nossas necessidades –lato senso, pouco distintas – apesar dos sucessos a nível da produção, foi incapaz de abolir a miséria e a pobreza não pára de aumentar; e aí estão os estados, as classes políticas, os capitalistas, as troikas e as guerras para o demonstrar. Nos tempos que correm, os danos que provoca essa verticalização, com uns quantos pretensos ungidos de poder a decidir por todos, chocam frontalmente com os conhecimentos acumulados e difundidos em multitude e com os meios de produção disponíveis para a satisfação das necessidades coletivas.

Assim, a resolução dos problemas e a satisfação nas nossas vidas exige uma postura colaborativa, igualitária e solidária nas comunidades em que nos inserimos, dos assuntos de menor monta até ao nível planetário, dos problemas mais próximos aos que só globalmente podem ser encarados e resolvidos.

A interação entre os humanos para a satisfação das necessidades coletivas não poderá continuar a ser baseada em ideologias impostas. Para a resolução efetiva e prática dos problemas, entre pessoas munidas de um forte espírito ético, abertas ao diálogo que desenvolve os afetos, é urgente encontrar outras formas de exercício da política.