terça-feira, abril 21, 2015

Não foi a montanha ao Kim?


Kim Jong-un escalou a montanha mais alta da Coreia do Norte, que fica a 2700 metros do seu sofá. A imagem é maravilhosa. Nela é possível ver Kim e uma nesga do raiar da aurora no topo do monte Paektu.
É evidente que o Kim deve ter escalado isto num potente helicóptero do exército e mesmo subir para o helicóptero foi ao colo de cinco generais, mas ninguém quer estragar o engate do líder da Coreira do Norte e por isso está tudo a fingir que acredita.
Seja como for, o mais relevante nesta notícia nem é a própria escalada, mas o sinal que Kim dá ao mundo de que não é um ditador como os outros. Repare-se que Kim escalou a montanha ou pelo menos fez saber que escalou a montanha. Um ditador à antiga decepava o cume do monte e mandava pô-lo à porta do palácio, anunciando jamais que tinha subido ao monte, mas sim que o monte tinha descido até si.
Será então que esta escalada torna também possível acreditar numa escalada democrática na Coreia do Norte? Não. Para isso seria necessário um sinal mais forte, como, por exemplo, Kim tirar uma selfie no cume do Paektu.