sexta-feira, maio 08, 2015

A IMPORTÂNCIA DE ADORNO PARA O FEMINISMO HOJE

Adorno não foi recebido de forma consequente, ou seja, sistemática e continuada pela elaboração teórica feminista nas últimas décadas, pelo contrário, foi recebido de forma díspar e ecléctica. Por isso vou começar por abordar a história da referência do feminismo a Adorno na Alemanha. Depois indicarei a ligação entre a crítica da dissociação-valor e as passagens correspondentes na Dialética do Iluminismo. Particularmente na terceira parte será finalmente discutida a necessidade da crítica do iluminismo no sentido da teoria da dissociação-valor. Trata-se aqui da crítica categorial das formas sociais modernas que foram afirmadas pelo iluminismo. Tal crítica do iluminismo entende-se para lá do recurso vitalista irracional à vida, à comunidade e a abstracções ideológicas semelhantes que constituem apenas o reverso da razão iluminista androcentricamente universalista. A possibilidade de tal crítica “com Adorno para além de Adorno” na realidade já existiu no interior da elaboração teórica feminista até à segunda metade da década de oitenta. No entanto essa mesma possibilidade, onde se recorria a Adorno, foi desperdiçada a favor de uma sociologia presa à forma vazia, no sentido do entendimento académico burguês da teoria – essa a minha tese.

Gostaria ainda de começar por dizer que o presente texto não refere nem recapitula em detalhe a teoria social de Adorno nem a teoria da dissociação-valor. O texto é, portanto, cheio de pressupostos. Quem exige um entendimento imediato, sem pressupostos, ou até um “relacionamento com a práxis” directo, no sentido de instruções para a acção, veio bater à porta errada. Aqui é preciso ter em consideração justamente que uma abordagem dialéctica como a da teoria da dissociação-valor não pode ser simplesmente reduzida a uma “sentença”, como disse uma vez Adorno referindo-se a Hegel (ver Adorno, 1993, p. 31). Acresce que a crítica da dissociação-valor e com ela a sua referência a Adorno já foram tratadas sob diversos aspectos em vários ensaios e livros anteriores, aos quais aqui recorro em parte. Outras determinações de pressupostos teóricos, por exemplo do estruturalismo de Althusser, serão referidas brevemente quando tal for necessário ao contexto da discussão.