sábado, maio 02, 2015

Além do dinheiro ‪#‎AdhocracyATH‬

A crise não é uma oportunidade para a esmagadora maioria das pessoas. Não cria esperança. Condiciona os sonhos. Crises financeiras como a que a Grécia atravessa são provocadas e metodicamente desenhadas. São reajustes da concentração de capital mais do que a consequência de políticas económicas desapropriadas.
Contudo, no decorrer destes processos de terra queimada – cíclicos ao longo da história do capitalismo -, interessa perceber e valorizar tudo o que vai brotando.
Adhocracy é uma exposição que, depois de Istambul (2012), Nova Iorque (2013) e Londres (2013), inaugurou há dois dias em Atenas com curadoria da dpr-barcelona (Ethel Baraona Pohl e César Reyes Nájera), Pelin Tan e Panos Dragonas.
O termo “adhocracy remonta aos anos 60, inicialmente ligado à esfera dos negócios, tendo sido redesenhado nos anos 70, por Charles Jencks e Nathan Silver (1972), para descrever práticas de vida e de fazer coisas “ad-hoc” utilizando os materiais que estão mais à mão sem esperar pelas condições perfeitas e pela abordagem mais própria.
Esta exposição destaca projectos que questionam o sistema e as suas formas de produção, valorizando o que é feito em comum e deixado em código aberto para que outros deles se apropriem e os desenvolvam. Estão expostos cinquenta e quatro projectos que vão desde o site Kickended um arquivo de projectos que não obtiveram financiamento, ao espaço “A Embaixada” de troca e partilha de comida, trabalho e arte na Grécia, ao resultado da Wiki Weapon Project, à plataforma cidadã para acções urbanas FabAthens, ao #OccupyGezi ou à estratégia de design participativo Aigaleon 639.
Adhocracy, mais do que divulgar projectos e práticas disciplinares transversais à nossa vida em sociedade, recentra a questão no ser humano, na sua capacidade de criar e fazer em comum. Numa existência além da dívida. Além do dinheiro.


DAQUI