terça-feira, maio 26, 2015

Grécia: os problemas na saúde aumentam

(Traduzimos partes do artigo “Grèce: la catastrophe sanitaire s’aggrave”, por Eugenie Barbezat, no l´Humanité.fr)

Na foto os membros da delegação à frente de um cartaz onde se pode ler “mazi”, que significa “juntos”.
Do dia 11 de Maio a 16 de Maio, membros do colectivo “Solideriedade França Grécia pela saúde” voaram para Atenas, ao reencontro de pessoas das clínicas sociais e solidárias autogeridas. As suas observações são alarmantes.
Os hospitais estão em falência: “Nós visitámos Sotiria, um hospital histórico e de referência para os Balcãs que sofrem de doenças respiratórias e de tuberculose. Estão à beira do colapso.
Por um lado, eles são subfinanciados e têm um enorme défice de pessoal e de material (em Sotiria fecharam cinco serviços). Os casos de tuberculose aumentaram exponencialmente, a taxa de suicídio também aumentou e a maioria dos cancros já não são tratados. Reapareceram casos de malária e de raiva. Existe uma enorme sobrecarga de trabalho e em parte este excesso de trabalho acontece porque existe uma desorganização dos cuidados primários. (nas urgências, em 12h, 112 pacientes foram vistos por uma só médica). O número de paramédicos efectivos está a diminuir drasticamente, porque os que se reformam não são substituídos.

DAQUI