sexta-feira, maio 22, 2015

“Um momento de verdade para a Europa”

Apelo de Tasos Koronakis – Secretário do Comité Central do SYRIZA
Depois de quase quatro meses de intensas negociações, chegou a hora da verdade para o nosso projeto comum europeu. O governo liderado pelo SYRIZA fez o seu melhor para alcançar um acordo honroso com os seus parceiros europeus e internacionais respeitando tanto as obrigações da Grécia como Estado-membro, mas também o mandato eleitoral do povo grego.
O governo liderado pelo SYRIZA já iniciou uma série de reformas direcionadas à corrupção generalizada e à evasão fiscal. As despesas estão a ser travados e as receitas fiscais cobradas excedem as expectativas, para alcançar um excedente orçamental primário de 2,16 mil milhões de euros até 2015, muito superior à estimativa inicial de um défice de 287 milhões de euros.
Por outro lado, a Grécia tem cumprido todas as obrigações da sua dívida com os seus próprios recursos – um caso único entre as nações europeias – uma vez que qualquer pagamento de fundos foi cortado desde Agosto de 2014. Quatro meses de extenuantes negociações já se passaram, durante os quais, sistematicamente, os credores da Grécia têm feito de tudo para obrigar o governo chefiado pelo SYRIZA a aplicar exatamente o programa de austeridade rejeitado pelo povo Grego nas eleições de 25 de Janeiro.
A asfixia de liquidez orquestrada pelas instituições levou a uma situação crítica para as finanças públicas do nosso país, tornando insuportável o serviço de valores mobiliários representativos de dívida no futuro.
O governo grego tem feito o seu melhor para chegar a um acordo, mas as linhas vermelhas – a obtenção de superavits primários duradoura e realista, a restauração dos contratos coletivos e o salário mínimo, o nível de proteção dos trabalhadores contra despedimentos maciços, a proteção dos salários, das pensões e do sistema de segurança social contra novas reduções, o fim das privatizações, etc. devem ser respeitados.
A soberania popular e os mandatos democráticos devem ser respeitados. Não devemos confundir a paciência e boa vontade do povo grego com a propensão a ceder à chantagem sem precedentes. A Democracia europeia não deve ser asfixiada. Este período é crucial; os nossos parceiros europeus devem demonstrar vontade política para ultrapassar o atual impasse. Este convite não é somente uma chamada para a solidariedade, é uma chamada para que respeitem os valores europeus fundamentais.
Neste quadro, o SYRIZA apela a todos os atores sociais e políticos mais progressistas e democráticos, consciente do facto de que a luta da Grécia não está limitada às fronteiras nacionais, mas é uma luta pela democracia e justiça social na Europa.
Nestes momentos críticos, fazemos um apelo para ações de solidariedade social e política com o objetivo de apoiar os esforços da Grécia para acabar com o paradigma de uma desastrosa austeridade para um novo modelo de desenvolvimento sustentável.
O vosso apoio é de extrema importância, não só para o povo grego, mas também para o futuro da Europa.
Atenas, 18 de maio de 2015
Tradução da versão francesa