quinta-feira, junho 04, 2015

DOS BAIL-OUTS AOS BAIL-INS, COMO EM CHIPRE

Os jornais portugueses não deram esta notícia:   A União Europeia está a forçar os países europeus a publicarem legislações nacionais em favor debail-ins (salvamentos internos) para bancos em apuros.   Ou seja, a UE considera que os bail-outs (salvamentos externos com dinheiros públicos) já não serão suficientes para as crises bancárias que hão de vir.
É espantoso que os media portugueses que se auto-intitulam como "referência" silenciem a directiva BRRD .   No entanto, tal medida está em tramitação desde Abril de 2014, ver EU Bank Recovery and Resolution Directive (BRRD) .   E anteriormente já fora aplicada em Chipre, onde os bancos insolventes foram salvos por meio de um confisco de depósitos.
E ainda há comentaristas que têm o descaramento de dizer que a economia europeia está em recuperação...
Deve-se notar que os milionários geralmente estão mais bem informados que a massa dos depositantes bancários e nesta altura já terão posto o seu dinheiro a bom recato em paraísos off-shore ou em metais preciosos — os outros, a grande maioria dos depositantes, a qualquer momento poderão ter uma surpresa pouco agradável.


DAQUI

Sem comentários: