quinta-feira, fevereiro 16, 2006

TIRO E QUEDA

Estado responsabiliza filhos

Estado responsabiliza filhos pelo apoio social aos pais pobres. Para quando é que os pais pobres irão responsabilizar o Estado pelo apoio social que não lhes dá? A última medida do governo constitui um escárnio para os milhares de idosos portugueses que vivem de pensões miseráveis. O regulamento da nova prestação para idosos aprovado em meados de Janeiro estabelece os valores que os filhos devem dar aos pais que vivem na pobreza. Diz-se ali que os filhos em situação confortável devem entregar aos pais pobres uma quantia mensal que vai de dezassete euros e meio a trinta e cinco euros. Verifica-se assim que este governo julga ser necessário obrigar, através de regulamento, que os filhos ajudem os pais pobres; desresponsabiliza-se das suas obrigações quanto à assistência aos idosos; cumprimenta os idosos com o chapéu dos filhos; considera que um auxílio extra de até trinta e cinco euros por mês resolveria algum problema; obriga os beneficiados com tal auxílio a enfrentarem a burocracia se quiserem recebê-lo. O jornal que anuncia isto classifica a medida como "um passo revolucionário na política social". Mas isto é mais um tombo do que um passo. Quem é que precisa dum Estado que lhe diga o que é que tem que fazer?

OS CEM DIAS

Manchetes do jornal parisiense “Le Moniteur” editado na época de Napoleão em Março de 1815
9 de Março: O monstro fugiu do local do exílio
10 de Março: O ogro desembarcou em Cabo Juan.
11 de Março: O tigre apareceu em Gap. As tropas estão a chegar de todos os lados para deter-lhe a fuga. A miserável aventura acabará em fuga nas montanhas.
12 de Março: É verdade que o monstro adiantou-se até Grenoble.
13 de Março: O tirano agora está em Lyon. O terror apoderou-se de todos que o viram chegar.
15 de Março: O usurpador arriscou-se a chegar a umas 60 horas da capital.
19 de Março: Bonaparte adiantou-se em marchas forçadas, mas é impossível que alcance Paris.
20 de Março: Napoleão chegará amanhã aos muros de Paris.
21 de Março: O Imperador Napoleão está em Fontainebleau.
22 de Março: Ontem à tarde, Sua Majestade o Imperador entrou solenemente em Paris e chegou ao Palácio. Nada pôde superar a alegria universal.
E por aqui se vê a importância que a informação de massas tem na procura da verdade e no esclarecimento da opinião pública.


A wikipédia portuguesa tem 100 mil artigos


A Wikipédia em língua portuguesa atingiu os 100 000 artigosÉ uma enciclopédia cooperativa, sem fins lucrativos, e que está em forte expansão nos países de língua portuguesa.
A Wikipédia é cada vez mais uma referência para consulta sobre os mais variados temas. É utilizada pelos mais diversos tipos de utilizadores pois abrange todos os domínios do saber. A Wikipédia, www.wikipedia.org , é uma enciclopédia livre escrita por voluntários. Livre aqui significa que qualquer artigo da Wikipédia pode ser copiado e modificado desde que os direitos de cópia e modificação sejam preservados. O conteúdo da Wikipédia está sob licença GNU FDL, e tem versões nas principais línguas do mundo, incluindo versões em línguas artificiais como o esperanto. A versão em língua inglesa foi iniciada em Janeiro de 2001 e tem cerca de 926 mil artigos. Em termos comparativos note-se que a Encyclopædia Britannica tem 65 mil artigos. A www.pt.wikipedia.org , versão em língua portuguesa, tem 100 mil artigos. A Wikipédia foi fundada por Jimmy Wales, , e Larry Sanger. A Wikipédia é um projeto derivado do projeto Nupedia. Ambos os projectos foram inicialmente financiados por capitais privados de Jimmy Wales sendo que Larry Sanger foi durante vários meses editor a tempo integral dos dois projectos. O modelo de funcionamento da Wikipédia baseia-se num wiki. Um wiki é uma rede de páginas web que podem ser modificadas através de um browser comum como o Internet Explorer. A Wikipédia é então um wiki. Qualquer pessoa pode modificar qualquer artigo. Na Wikipédia, os artigos são escritos de forma colaborativa. A Wikipédia é suportada por um software próprio, desenvolvido por voluntários e sob licença GNU GPL. Vários autores podem trabalhar em conjunto editando sucessivamente a mesma página. Um colaborador pode assumir quaisquer uns dos vários níveis de colaboração. Pode escrever artigos, corrigir artigos, corrigir gralhas e erros ortográficos, participar esporadicamente, produzir software, traduzir artigos, divulgar o projecto ou participar nas discussões sobre o projecto. É um projecto de grande interesse onde se misturam todos os grandes sentimentos sobre a partilha do conhecimento.
A Wikipédia existe em duzentas e doze línguas e com mais de três milhões de artigos.

Sem comentários: