OS PROFESSORES NUNCA FORAM TRATADOS COMO O SÃO AGORA.
O PRÓPRIO PODER ESTÁ APOSTADO EM FAZER EXPLODIR A RAIVA DE CENTENAS DE MILHARES DE DOCENTES, COM UM PROJECTO INÍQUO DE NOVO ESTATUTO, QUE JÁ É CONHECIDO COMO «ESTATUTO DE ESCRAVIDÃO DOCENTE».OS ALUNOS SÃO ATULHADOS EM ESCOLAS A REBENTAR PELAS COSTURAS, COM TURMAS ATÉ AO LIMITE (QUANDO NÃO MAIS) DA SUA CAPACIDADE (O NÚMERO MÁXIMO DE 28 ALUNOS POR TURMA NÃO PERMITE QUALQUER ENSINO DIFERENCIADO, LOGO A QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS É QUE IRÁ SOFRER).ENTRETANTO, DESACTIVAM-SE ESCOLAS COM ÓPTIMO POTENCIAL (COMO A ESCOLA SEC. D. JOÃO DE CASTRO, RECONHECIDAMENTE UMA DAS MELHORES ESCOLAS DA CAPITAL), OU DECRETA-SE A EXTINÇÃO DE ESCOLAS DO PRIMEIRO CICLO (1500 SÓ ESTE ANO LECTIVO!) SUPOSTAMENTE PARA MELHORIA DA QUALIDADE, NA VERDADE PARA FAZER ECONOMIAS COM O PESSOAL. NA VERDADE, ESTÁ-SE TAMBÉM A CONDENAR UMA SÉRIE DE ALDEIAS QUE SÃO FUNDAMENTAIS NA OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO NACIONAL, ACENTUANDO-SE A LITORALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO, O ABANDONO DOS CAMPOS, ENFIM INDO ACUMULAR DESIQUILÍBRIOS EM VEZ DE OS ELIMINAR OU MINORAR.OS DOCENTES ESTÃO ISOLADOS NAS SUAS LUTAS PORQUE «GUIADOS» POR SINDICATOS REFORMISTAS (TODOS) E CORPORATVISTAS QUE NÃO ESTABELECEM UMA PLATAFORMA DE ACÇÃO PELA DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA COM OS OUTROS TRABALHADORES. A LUTA É ASSIM PERDIDA À PARTIDA PARA OS DOCENTES, TENDO O MINISTÉRIO «RAZÃO» DE AGIR COMO AGE, POIS SABE QUE NÃO TERÁ REAL OPOSIÇÃO, APENAS SIMBÓLICA.CABE A NÓS, TRABALHADORES DOS DIFERENTES RAMOS DE ACTIVIDADE, TOMAR NAS NOSSAS MÃOS UMA LUTA CONTRA A DESTRUIÇÃO DO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO.
Associação de Classe Interprofissiona
lacinterpro@gmail.comO PRÓPRIO PODER ESTÁ APOSTADO EM FAZER EXPLODIR A RAIVA DE CENTENAS DE MILHARES DE DOCENTES, COM UM PROJECTO INÍQUO DE NOVO ESTATUTO, QUE JÁ É CONHECIDO COMO «ESTATUTO DE ESCRAVIDÃO DOCENTE».OS ALUNOS SÃO ATULHADOS EM ESCOLAS A REBENTAR PELAS COSTURAS, COM TURMAS ATÉ AO LIMITE (QUANDO NÃO MAIS) DA SUA CAPACIDADE (O NÚMERO MÁXIMO DE 28 ALUNOS POR TURMA NÃO PERMITE QUALQUER ENSINO DIFERENCIADO, LOGO A QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS É QUE IRÁ SOFRER).ENTRETANTO, DESACTIVAM-SE ESCOLAS COM ÓPTIMO POTENCIAL (COMO A ESCOLA SEC. D. JOÃO DE CASTRO, RECONHECIDAMENTE UMA DAS MELHORES ESCOLAS DA CAPITAL), OU DECRETA-SE A EXTINÇÃO DE ESCOLAS DO PRIMEIRO CICLO (1500 SÓ ESTE ANO LECTIVO!) SUPOSTAMENTE PARA MELHORIA DA QUALIDADE, NA VERDADE PARA FAZER ECONOMIAS COM O PESSOAL. NA VERDADE, ESTÁ-SE TAMBÉM A CONDENAR UMA SÉRIE DE ALDEIAS QUE SÃO FUNDAMENTAIS NA OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO NACIONAL, ACENTUANDO-SE A LITORALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO, O ABANDONO DOS CAMPOS, ENFIM INDO ACUMULAR DESIQUILÍBRIOS EM VEZ DE OS ELIMINAR OU MINORAR.OS DOCENTES ESTÃO ISOLADOS NAS SUAS LUTAS PORQUE «GUIADOS» POR SINDICATOS REFORMISTAS (TODOS) E CORPORATVISTAS QUE NÃO ESTABELECEM UMA PLATAFORMA DE ACÇÃO PELA DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA COM OS OUTROS TRABALHADORES. A LUTA É ASSIM PERDIDA À PARTIDA PARA OS DOCENTES, TENDO O MINISTÉRIO «RAZÃO» DE AGIR COMO AGE, POIS SABE QUE NÃO TERÁ REAL OPOSIÇÃO, APENAS SIMBÓLICA.CABE A NÓS, TRABALHADORES DOS DIFERENTES RAMOS DE ACTIVIDADE, TOMAR NAS NOSSAS MÃOS UMA LUTA CONTRA A DESTRUIÇÃO DO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO.
Associação de Classe Interprofissiona
www.acinterpro.org
Sem comentários:
Enviar um comentário