terça-feira, janeiro 30, 2007

A Educação que os Orgulha

Do DN de hoje, via Amélia Pais mas sem link na edição online.
Educação lidera cortes nos salários com quebra de 125 milhões em 2006Pela primeira vez desde 1995, o Estado reduziu, em 2006, a despesa com o pessoal face ao ano anterior, ficando mesmo 120 milhões de euros abaixo do que o Governo tinha previsto quando apresentou o Orçamento do Estado para 2007. A despesa com pessoal baixou 2%, o equivalente a menos 276 milhões de euros, de acordo com a síntese provisória de execução orçamental. E a Educação foi a área mais afectada.A suspensão da progressão nas carreiras, devido ao congelamento dos escalões e a redução do número de professores do ensino básico e secundário no último ano lectivo foram alguns dos factores que mais contribuíram para a quebra da despesa com salários em cerca de 123 milhões de euros, se excluídos os laboratórios do Estado. A diminuição foi de 1,5%, contrastando com os aumentos de 0,3 e 2,6% registados em 2004 e 2005.O Ministério da Educação foi - pelas razões atrás apontadas, a que se soma o fecho de escolas -, campeão no corte da despesa salarial. A quebra na Educação foi de quase 125 milhões de euros, o equivalente a menos 2,5%.
O que vale é que a malta protesta, protesta, mas acaba por ir fazendo o seu trabalho o melhor que pode. A isso chama-se profissionalismo.
Porque as ministras e os secretários de Estado passam e nós cá ficamos a aguentar o barco. Se assim não fosse já a coisa tinha ido bem mais ao fundo, porque quem vai passando e sucedendo pelo leme nem nota que isto anda sempre aos ziguezagues.
http://educar.wordpress.com/

Sem comentários: