segunda-feira, março 19, 2007

3-0

Indo eu a caminho do sul, decidi parar na área de serviço de Grândola. Estava a pensar em comer qualquer coisa, aproveitando para ver o início dos telejornais. Estávamos perto da vigésima hora do dia.
Entrei e deparei-me com um cenário horrível. Havia três ecrãs de plasma naquela área de serviço e os três estavam na SporTv. Um enorme na SporTv e dois pequenos na SporTv. Eu não queria acreditar. Não achava que aquilo fosse possível. Pensava que não existia coisa semelhante.
Ainda branco, pedi um pão com presunto ou, na verdade, uma pedra da calçada com cinco nacos de pata de porco. Depois de pagar e enquanto esperava pelo tijolo, perguntei à senhora se não podiam pôr uma das televisões – só uma – noutro canal qualquer. A gentil mulher perguntou-me, com simpatia, qual era o canal que eu queria ver. Disse-lhe então, com menos simpatia, mas não nos podemos esquecer que eu ainda estava em choque, que podia ser qualquer um que estivesse a dar notícias (canal 1, 3 ou 4). Aqui o erro foi meu, jamais podia ter sugerido a TVI, mas confesso que estava por tudo.
A senhora anuiu com a simpatia inicial ao meu pedido e quando mais de metade do corpo já estava virado para a cozinha, donde viria a chamar a gaja do comando, pergunta-me se ia dar algum jogo nesses canais? Foi então que quase entrei em pânico.
Aquela mulher pensava que eu lhe estava a pedir para mudar de canal para ver a bola, como se não houvesse mais nada neste desgraçado deste mundo a não ser futebol. Há muito tempo que não era ofendido de maneira tão descarada.
Seja como for, disse-lhe que não com o olhar fixado na prateleira (não na prateleira da senhora, que era banal ainda que avassaladora, mas na prateleira do estabelecimento).
Passados trinta segundos, vejo que a porta da cozinha abriu mas não me mexo, com medo que aparecesse o Simão ou o Cristiano Ronaldo a dar autógrafos.
Percebi então que estavam a mudar de canal. Esperei uns segundos e pimba, metem na TVI. Se também tinha parado para jantar, naquele momento mamei um banquete inteiro. No momento em que a televisão passa para a TVI, dou de caras com uma notícia sobre o jogo do Benfica. Mais futebol. Quando eu vejo a relvinha e os matraquilhos, acho que rosnei. Sei que enfiei o resto do paralelepípedo de presunto pelo bucho, peguei em mim e fui-me embora.
A empregada do balcão deve ter ficado a pensar que eu era tarado, mas jamais conseguiria explicar àquela mulher o meu problema. Deviam ter visto como ela olhou para mim, depois de saber que eu não queria mudar de canal para ver um jogo de futebol. Ficou admirada, espantada e levemente assustada. Eu diria que ela tinha visto um animal exótico.
http://www.lobi-do-cha.blogspot.com/

Sem comentários: