quinta-feira, março 29, 2007

Cuidado ao Chegar a Casa

A questão da violência por parte de crianças e jovens vai assumindo dimensões preocupantes, dentro e fora da Escola. É algo que se observa a olho nu e as estatísticas apenas servem para comprovar.
A sociedade anda aos trambolhões, sem rumo claro, e os indivíduos progressivamente desorientados e frustrados, tendendo a descarregar a sua inner angst sobre quem está mais perto, seja mais fraco ou tenha pejo em defender-se. Não é por nada mas, por exemplo, que acho que as estradas são um dos campos privilegiados para essa descarga por parte dos adultos (mais ou menos jovens). Para crianças e jovens é a Escola e aprópria Casa.
As razões são complexas, não irei aqui demorar-me nelas por falta de tempo neste momento. Só peço que, na análise e tentativa de resolução deste problema de violência familiar multidireccional, não usem a mesma grelha que têm usado para a violência nas escolas. A culpa não é (só) dos agredidos, o problema não é (só) das famílias, não é fulcral forçar a clivagem entre indisciplina (desobediência?) e violência, a criação de um Observatório pode ser desnecessária. OK?
http://educar.wordpress.com/

Sem comentários: