quinta-feira, março 20, 2008

A discussão

Sei que a discussão já vai muito a frete das definições teóricas …mas será que temos claro o que estamos a defender? Passo a explicar:
No dicionário, avaliar significa: determinar a valia ou o valor de; apreciar ou estimar o merecimento de; determinar a valia ou o valor, o preço, o merecimento, calcular, estimar; fazer a apreciação; ajuizar.
O elemento chave da definição de avaliação implica em julgamento, apreciação, valoração, e qualquer ato que implique em julgar, valorar, implica que quem o pratica tenha uma norma ou padrão que permita atribuir um dos valores possíveis a essa realidade. Ainda que avaliar implique alguma espécie de medição, a avaliação é muito mais ampla que a medição ou a qualificação. A avaliação não é um processo parcial e nem linear. Ainda que se trate de um processo, está inserida em outro muito maior que é o processo ensino-aprendizagem e nem linear porque deve ter reajustes permanentes.
Segundo Hoffmann (2000), avaliar nesse novo paradigma é dinamizar oportunidades de acção reflexão, num acompanhamento permanente do professor e do aluno em seu processo de aprendizagem, reflexões acerca do mundo, formando seres críticos libertários e participativos na construção de verdades formuladas e reformuladas.
Qual deveria ser então o sentido e a finalidade da avaliação?
1. Conhecer melhor os intervenientes no processo educativo (alunos e professores)
2. Constatar o que está sendo aprendido:
3. Adequar o processo de ensino
4. Julgar globalmente um processo de ensino-aprendizagem.
Será que a Sr.ª Ministra sabe do que está a falar?
Quase certeza que não!!!!! A proposta deste ministério tem uma única função: Punir…
Mas isso é quase que parte de um processo histórico…na escola tradicional quando algo corria mal em termos disciplinares…a primeira coisa que o professor fazia era aplicar um “prova” que castigava os alunos ….
Esse conceito já não serve mais...
A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA SOCIEDADE PASSA PELA MUDANÇA NOS PARADIGMAS E TAMBÉM COMEÇA DENTRO DAS SALAS DE AULA…

Cláudia Girelli - MAFRA
(recebido por mail)

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