segunda-feira, março 17, 2008

Será que sobra tempo para preparar e dar aulas?

O QUE EM MÉDIA UM PROFESSOR DO 2.º OU 3.º CICLO FAZ DURANTE UM ANO LECTIVO:

Com base no meu "estudo" pessoal (Lurdes Paraíso),

Lecciono 6 turmas em Educação Visual, no total de 117 alunos;
Lecciono 1 turma em Formação Cívica, de 19 alunos;
Lecciono 1 turma em Área Projecto, de 23 alunos;
Lecciono Aulas de Complemento Curricular no 1.º ciclo, no Clube de Artes, do 1.º ao 4.º ano, no total de 21 alunos;
Lecciono o Clube de Jornalismo, no total de 13 alunos,

Logo, trabalho em contextos específicos, com 193 alunos!


A - Documentação/papeis criados, preenchidos e tratados:

1 - Início do ano: Planificações (1 pág. por turma/disciplina/área = total de 10 págs.); Critérios de Avaliação/correcção (1 pág. por turma/disciplina/área = total de 10 págs.); Descriminação de competências a atingir (1 pág. por turma/disciplina/área = total de 10 págs.); articulações interdisciplinares (1 pág. por turma = total de 6 págs.); (...) são fotocopiadas (1 exemplar para o dossier de Directores de Turma, no Plano Curricular de Turma, 1 ex. para o Conselho Executivo, anexo à acta, 1 ex. para os nossos registos pessoais, 1 ex. para o dossier de Departamento ...)
Logo, num total de 36 páginas (120 fotocópias)
Se temos alunos com "NEE", serão mais 4 páginas de documentação, fotocopiadas em triplicado, logo 12 págs.)
Ficam de fora, testes diagnósticos (117 fotocópias e 6 relatórios = 6 págs.)

2 - A meio de cada período (Avaliações Intercalares): registo de avaliações intercalares (1 pág. por turma/disciplina = total de 8 págs.) (...)
Logo, 3 períodos num ano lectivo, no total de 24 págs.)

3 - Final de período: fichas de avaliação (1 pág. por aluno = total de 193 págs. Fotocopiadas em duplicado); ficha de avaliação de Formação Cívica, Área Projecto, Clube de Jornalismo, Educação para a saúde, Clube de Artes (1.º ciclo) (1 pág. por disciplina/área = total de 5 págs.)
Logo, num total de 198 págs. (394 fotocópias)
Logo, tendo 3 períodos lectivos, dá um total de 594 págs. (1182 fotocópias)

4 - Sou Directora de Turma: início do ano: Plano Curricular de Turma (25 págs., fotocópias: 1 exemplar para dossier de Direcção de Turma, 1 exemplar para o Conselho Executivo); Planos de Recuperação (este ano tive 6 alunos com cada plano a 4 págs., logo 24 págs., fotocopiadas em duplicado); registo de faltas (10 disciplinas, registadas em fichas e depois no sistema informático); preenchimento das fichas de avaliação (total de 19 páginas); (…)
Logo, num total de 78 págs. (98 fotocópias)

5 - No último período, ainda relatórios de avaliação: para Formação Cívica (1 pág.); para Área Projecto (1 pág.); para Clube de Jornalismo (1 pág.); como Directora de Turma: para avaliação da turma (2 págs.); para Planos de Acompanhamento (1 pág.); para Retenção (1 pág. por aluno, depende das retenções); para Retenção Repetida (3 pág. por aluno, depende das retenções repetidas); para Planos de Recuperação (1 pág. por aluno, vou fazer 6, porque tenho 6 alunos em Planos = 6 págs.); para Director de Turma, sobre o meu trabalho desenvolvido (média 3 págs.); para o Clube (1 pág.); para o 1.º Ciclo (1 pág.); (…)
Logo, num total no mínimo de 22 págs. (44 fotocópias)


Como compreenderá, deve estar a escapar-me alguma coisa, ou haver aqui alguma margem de erro!

Em resumo (ao longo dum ano lectivo):

a) Trabalho com 193 alunos;

b) Posso criar, analisar, preencher ("passam-me pelas mãos") 758 páginas (papel);

c) Estão envolvidos aproximadamente 1 456 fotocópias/PB;

d) Faço, em média, 17 367 registos (mão livre/informatizados) em documentos oficiais (explico a seguir).
Nas fichas de avaliação dos alunos (1 por aluno = 193 alunos) são registados dados (cruzes, abreviaturas de menções qualitativas, etc.):
Educação Visual - 7 dados/aluno x 117 alunos x 6 turmas x 3 períodos = 14742 registos;
Formação Cívica - 7 dados/aluno x 19 alunos x 3 períodos = 399 registos;
Área Projecto - 5 dados/aluno x 23 alunos x 3 períodos = 345 registos;
Como Directora de Turma (preencher dados como: nome, números, faltas, cruzes de avaliação global, cruzes de recomendações ao encarregado de educação) = aproximadamente: 33 dados/aluno x 19 alunos x 3 períodos = 1881 registos;

e) Somando os registos oficiais com os pessoais (alíneas a + e), dá - 30 003 registos totais (explico a seguir)
Se considerar os dados que manipulo antes de os introduzir nos documentos oficiais, então será só na disciplina de Educação Visual, o seguinte:
3 Trabalhos (média) por período x 12 registos (12 critérios de avaliação/correcção em Excel) x 3 períodos x 117 alunos (em Educação Visual) = 12636 registos pessoais.


B - Reuniões ao longo do ano lectivo: 91 reuniões


a) Conselhos de Turma:

1 Setembro + 1 início ano lectivo (após as aulas começarem) + 1 fins de Setembro
+ 1 Intercalar do 1.º período + 1 final do 1.º período (avaliação) + 1 intercalar do 2.º período + 1 final do 2.º período (avaliação) + 1 intercalar do 3.º período + 1 final do 3.º período (avaliação) x 6 turmas = total de 54 reuniões

b) Encarregados de Educação, porque sou também Directora de Turma:

1 Início aulas + fim 1.º período + fim 2.º período + fim do 3.º período x 1 turma = total de 4 reuniões (fora as reuniões que vou tendo com Encarregados de Educação nas horas de atendimento e a título individual).

c) Outras reuniões:

Reunião Geral (2 reuniões/ano) + Conselho de Directores de Turma (10 reuniões/ano) + Áreas Curriculares não Disciplinares (3 reuniões/ano) + Clubes e Projectos (3 reuniões/ano) + Departamento (11 reuniões/ano) + reuniões diversas, tipo preparar actividades extra-curriculares (média 4 reuniões/ano) = total de 33 reuniões.


C - Outros indicadores, que "não têm papel", nem convocatórias:

- Ensino Educação Visual, sou "psicóloga", "mãe/pai", procuro resolver problemas de indisciplina, de zangas, de "guerras e guerrinhas", ouço desabafos, confidências, avalio e envio relatórios para Segurança Social, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, quando é necessário (Nota: trabalho com adolescentes);

- Atendo Pais e Encarregados de Educação, articulo com eles, mas não recebo outros Pais ou Encarregados de Educação de que tanto preciso, porque não querem, ou, não podem vir à escola;

- Participo na organização, colaboração de actividades extra-curriculares: Festa de Natal, Carnaval, Páscoa, "Feira de Maio", Encerramento Ano Lectivo (…);

- Faço a paginação do jornal da escola (28 págs. /jornal x 3 períodos = 84 págs.);

- (Fazendo uma média de dois trabalhos por período na minha disciplina), observo e acompanho: 117 alunos x 2 trabalhos/média/período x 3 períodos =702 trabalhos práticos.

- (…)
FIM

Mandei estes dados para um deputado da Assembleia da República que nos pedia o número médio de alunos por professor, porque por lá consta que é uma média de 7 ou 8 alunos/professor.

Respondi ao e-mail, mas resolvi acrescentar toda esta informação…

Falaram em muita Burocracia? Que os Professores que não trabalham e têm muito tempo livre, muitas férias? Que os Professores dão as suas "aulitas" e estão na sala de professores aos "montes" sem fazer nada?

ENTÃO, PERGUNTO: QUEM FAZ TUDO ISTO? O GATO DA VIZINHA?

Não falei das aulas de substituição…

Também me esqueci de lembrar que um professor é um ser, com direito a uma vida pessoal, a constituir família e a ter horas e momentos felizes e livres….

ATÉ HOJE, NÃO ME QUEIXAVA DO TRABALHO…

MAS AGORA, DIGO "BASTA!"

BASTA DE MAIS BUROCRACIA, DEIXEM-ME DAR AULAS…

E, SOBRETUDO, NÃO ADMITO QUE ME AO FIM DE TUDO ISTO…

ME DESRESPEITEM…

QUE ME CHAMEM DE "PROFESSORZECA"...

QUE NÃO FAÇO NADA…

E DIGAM QUE NÃO ENTENDO A LEGISLAÇÃO…

AGORA, PENSEM, QUANDO O ESTATUTO DO ALUNO ENTRAR… E A SUPOSTA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO...

TU, ACHAS QUE VAIS AGUENTAR?

Sem comentários: