Quando a injustiça se torna lei, a resistência torna-se um dever! I write the verse and I find the rhyme I listen to the rhythm but the heartbeat`s mine. Por trás de uma grande fortuna está um grande crime-Honoré de Balzac. Este blog é a continuação de www.franciscotrindade.com que foi criado em 11/2000.35000 posts em 10 anos. Contacto: franciscotrindade4@gmail.com ACTUALIZADO TODOS OS DIAS ACTUALIZADO TODOS OS DIAS ACTUALIZADO TODOS OS DIAS ACTUALIZADO TODOS OS DIAS ACTUALIZADO TODOS OS DIAS
quinta-feira, maio 22, 2008
Última hora! - Morreu o jornalista libertário Torcato Sepúlveda
Faleceu ontem, com 57 anos, o jornalista Torcato Sepúlveda, que se destacou no jornalismo cultural, com uma perspectiva crítica própria, desassombrada, fortemente marcada pelo anarco-situacionismo e pelas ideias libertárias.
Foi o primeiro editor da secção de “Cultura” do Público, jornal de que foi um dos fundadores. Actualmente era o editor da NS/Notícias Sábado, revista suplemento do Diário de Notícias. Passara igualmente pelas redacções do Expresso ( para onde entrara como copydesk) , Semanário, A Capital, Grande Reportagem e outras publicações.
Nasceu em Braga, filho de professores primários, e foi para Coimbra frquentar o curso de Filologia Românica. Participou nas lutas estudantis em Coimbra e, posteriormente, exilou-se na Bélgica entre 1971 e 1974, onde foi operário. No regresso a Portugal, trabalhou no serviço de fronteiras em Vila Real de Santo António, antes de enveredar pelo jornalismo. Era ainda tradutor.
Dos comentários acerca da sua morte surgidos no site do jornal Público reproduzimos aquele que mais está à altura da figura do Torcato:
«Morreu o "Desvairadão", ínclito bracarense, anarco-surreal-situacionista, de cuja prosa elegante e truculenta todos beneficiamos. Companheiro de todas as fronteiras, aristocrata das ideias, o Torcato vai fazer muita falta. Sejamos sérios, anda por aí muita canalha que vai desatar a insinuar que ele foi um grande jornalista... mas... tinha o defeito de odiar certos reflexos do poder económico no texto jornalístico de alguma fauna de futuros administradores. Com Torcato vai-se a prosa mais cáustica e terna da nossa depauperada imprensa cultural. Sossega camarada, vamos vingar-te!»
http://pimentanegra.blogspot.com/
Já me estava a preparar para desligar a máquina quando de rompante tenho conhecimento desta triste notícia!
Conheci o Torcato em 1989 quando ambos fizemos parte do jornal de expressão anarquista "A Batalha" com a direcção do Carvalho Ferreira que foi quem o convidou e me convidou a participarmos na Batalha pós-desaparecimento do Emídio Santana que liderou o jornal durante anos a fio.
O Torcato permaneceu na Batalha uns meses até dar o salto para um projecto jornalístico que estava a nascer e que ficou mais tarde conhecido por "O Público".
Eu fiquei lá 11 anos até sair para um projecto no qual ainda estou de "anarquista free lancer". Os meus livros foram todos publicados já nesta fase.
Poderia dizer mais coisas, mas neste momento a vontade não é muita...
Fiquemos por aqui.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário