Só um cego não vê o controlo governamental que existe sobre a televisão pública. E se é verdade que alguns profissionais até lutam destemidamente contra esta maré (honra se lhes faça), outros há que não resistem à pressão.
Lembro aqui apenas dois acontecimentos recentíssimos e de que sou testemunha:
. o programa "Prós e Contras", de 24 Novembro, parece ter sido uma "armadilha" (encurtado para duas pequeníssimas partes, não foi dada a palavra a vários convidados do "contra");
. a RTP foi dos poucos órgãos de comunicação social - e a única televisão - que não noticiou o Encontro Nacional de Escolas em Luta, no passado dia 6 de Dezembro.
A RTP tem sido o meio principal a que o governo e o ministério da Educação têm recorrido para a catadupa de mentiras sobre os professores, na tentativa de colocar a sociedade contra os docentes e, assim, impor as suas desastrosas políticas educativas, de que o País se ressentirá num futuro próximo.
Para os que duvidam da "instrumentalização", leiam a notícia que segue, extraída do jornal SOL:
A ministra da Saúde, Ana Jorge, afirmou hoje que está disposta a ir ao Parlamento esclarecer o episódio de uma alegada repreensão feita a um jornalista da RTP depois deste questionar a sua colega da Educação
«Ainda não fui contactada, mas se for solicitado ou considerado necessário comparecerei no Parlamento», assegurou Ana Jorge, depois de o PSD ter exigido esclarecimentos sobre o incidente.
O Correio da Manhã noticiou quinta-feira que na apresentação do plano de combate à SIDA nas escolas, no Centro Nacional de Cultura, em que estavam presentes as duas ministras, um jornalista da RTP tentou questionar a ministra da Educação sobre os protestos dos professores.
Segundo o diário, Ana Jorge reagiu à pergunta, dirigindo-se ao jornalista: «O quê? O senhor não sabe o que está combinado? Que hoje só pode fazer perguntas sobre esta cerimónia e sobre o plano de combate à SIDA nas escolas? Ainda por cima é a RTP, a televisão pública, a fazer uma coisa destas. E, depois, logo à noite, não sai a reportagem».
A ministra falava aos jornalistas durante a inauguração do Centro de Saúde de Castanheira do Ribatejo, Vila Franca de Xira.
Toda a notícia no SOL.
http://mobilizacaoeunidadedosprofessores.blogspot.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário