quarta-feira, maio 12, 2010

1º de Maio em várias cidades da Suécia

Em Estocolmo, aproximadamente 3000 pessoas participaram da manifestação de 1º de Maio. Muitas das palavras de ordem gritadas no cortejo foram contra as agências de trabalho temporário, e da necessidade de resistir à ameaça destas empresas. Muitas faixas erguidas no protesto também abordavam esta problemática que vai, principalmente, contra as mulheres e a juventude.

Na praça Sergel, houve um comício com grupos musicais e a participação de vários oradores que criticaram as formas precárias de emprego e o acosso das empresas contra militantes sindicais. Muitos também falaram do centenário da SAC (1910-2010), entre outros temas. Na ocasião não faltaram as banquinhas libertárias com diversos materiais de propaganda e contra-informação.

Mais tarde foi feito um bloqueio contra um clube da noite fashion do centro, Berns Salonger, mas fecharam o lugar à noite. No entanto, ao fechar, estima-se que perderam cerca de dois milhões de coroas. A ação está relacionada com o fato de que o clube demitiu sete limpadoras/es sem motivos e para mudar a/os subcontratada/os, tudo para prejudicar a seção de limpeza que foi organizado pela SAC há três anos naquele lugar. A última vez que a empresa tentou fazer o mesmo perdeu após uma longa batalha com bloqueios, duros e brandos. O próximo é neste sábado, após a “Utopiacarnaval" (uma tentativa de ter um Reclaim the City), em que a polícia estima que 10 mil pessoas se reunirão no centro de Estocolmo.

Na jornada de luta, aparentemente aconteceu um único incidente quando jovens de extrema-direita da cidade foram visto no comício, no entanto os manifestantes botaram os fachas pra correr debaixo de uma chuva de ovos.

Em Gotemburgo participaram do ato de 1º de Maio 2500 pessoas.

Já em Uppsala, 160 pessoas marcharam pelo centro da cidade. "Sem homofobia nas nossas ruas" foi um dos gritos que ecoaram contra os burgueses. Um orador da SUF foi citado no jornal liberal local como que sonhava com "policiais chorando e a federação de empregadores suecos furiosa jogando gases”.

Em Malmö, 800 pessoas participaram do 1º de Maio revolucionário, tradicionalmente mais do tipo autônomo (autônomo alemão).

Artigo e fotos no periódico da SAC:

› http://www.arbetaren.se/articles/inrikes2010055-2

Fotos do 1º de Maio em Estocolmo:

› http://www.flickr.com/photos/altemark/sets/72157623868138677/

Vídeo da banda "Bakunin's Tears" tocando um número de Joe Hill no comício em Estocolmo:

› http://www.youtube.com/watch?v=epoQZ6byy_w

agência de notícias anarquistas-ana








Sem comentários: