Um grupo eco-anarquista criou um Acampamento no condado de Tyrone para manifestar a sua oposição aos muitos milhões de libras que estão sendo destinados ao projeto rodoviário entre Londonderry e Augnacloy.
Climate Camp Ireland - um grupo que acredita na ação direta contra as causas das alterações climáticas locais, como as vias rápidas e estradas - chegou a Victoria Bridge na última quinta-feira (12 de agosto) para protestar contra o planejado corredor de transporte Western A5.
Segundo o grupo, a criação do Acampamento Climático 2010 "teve o objetivo de apoiar à comunidade local na sua oposição à proposta da nova A5". Eles têm cooperado com o grupo de pressão local da Aliança Alternativa A5, realizando ações de contestação. O Acampamento foi erguido em Victoria Bridge, de quinta-feira, 12 de agosto, a segunda-feira, 16 de agosto.
A Aliança Alternativa A5 já organizou um rali "falso-funeral" nas proximidades de Victoria Bridge, para marcar a sua oposição ao projeto da dupla rodovia.
Destacando a oposição do grupo ao desenvolvimento da A5, Nancy Serrano, porta-voz do Acampamento Climático, cita um relatório encomendado pela ONU. Baseado nas conclusões do Fórum Global Humanitário, de Genebra, de maio de 2009, que mostra que as mudanças climáticas matam cerca de 315 mil pessoas todos os anos por doenças ou desastres naturais, e que deverá subir para meio milhão de mortes anuais até 2030.
Os eco-anarquistas explicaram ainda que a construção de mais estradas e o alargamento das estradas existentes, quase sempre motivada pela preocupação com o tráfego, não é necessária para reduzir o tráfego, pelo contrário, provoca um aumento do tráfego com mais veículos motorizados.
Catherine Friedrich, do Acampamento Climático, disse: "Tentar resolver o congestionamento do tráfego através da construção de uma nova estrada é como tentar resolver a obesidade alargando o cinto".
Porque é que os nossos governos escolhem a criação de infra-estruturas intensivas de carbono quando a alternativa sustentável, do transporte ferroviário, existe?, pergunta Catherine.
"Carris ao invés de vias duplas é o que Acampamento Climático e a Aliança Alternativa A5 estão sugerindo. Aquela proposta não é uma solução. As vantagens do transporte ferroviário são claras. Reduz os tempos de viagem mais do que a via dupla, oferece emprego permanente, e não representa uma infra-estrutura de elevado carbono, insustentável", conta ela.
Por seu lado, Lynne Smith da Aliança Alternativa A5 disse: "Este é o nosso futuro e o futuro de nossos filhos. E também não queremos ver a destruição do nosso sumidouro de carbono natural" - os campos e árvores de Tyrone - por causa de uma teórica economia de 20 minutos de viagem”.
Mais infos:
http://www.climatecamp.ie/
www.alternativea5allliance.com
Tradução > Liberdade à Solta
agência de notícias anarquistas-ana
Sem comentários:
Enviar um comentário