Milhares de gregos tomaram as ruas de Tessalônica, segunda maior cidade da Grécia, neste sábado (11) para protestar contra o duro programa nacional de austeridade econômica, antes de um discurso do primeiro-ministro, George Papandreou, sobre a economia.
As pessoas juntaram-se em três marchas separadas, enquanto 4.500 policiais foram colocados de prontidão durante as manifestações. Houve registros de confrontos entre anarquistas e forças de segurança.
Cerca de 1000 caminhoneiros furiosos marcharam pela manhã até o hotel onde estava hospedado o primeiro-ministro para invadir e protestar contra a planejada desregulamentação de sua profissão, mas foram repelidos com gás lacrimogêneo pela polícia.
Outro grupo de caminhoneiros agrediu com socos e pontapés o presidente da Câmara de Comerciantes e Industriais de Atenas na saída de uma reunião de empresários.
Um homem idoso foi detido à entrada da Feira Internacional de Tessalônica por atirar um sapato contra o primeiro-ministro grego (foto em anexo), que acabava de inaugurar a feira de comércio anual. O atirador foi liberado horas mais tarde visto que Papandreou não quis registrar nenhuma acusação.
Lembramos que o Festival da Democracia Direta (www.ablocfest.gr) está acontecendo em Tessalônica desde a última quarta-feira e termina hoje, com uma manifestação.
Vídeo de uma mani em Tessalônica na sexta-feira (10):
http://www.youtube.com/watch?v=3eMcsylZUwM&feature=player_embedded
agência de notícias anarquistas-ana
Sem comentários:
Enviar um comentário