sábado, setembro 25, 2010

Que impostos vão subir?

Todos conhecem o velho ditado que diz que nada há de inevitável a não ser a morte e os impostos. Mas muitos de nós gastamos muita energia a tentar adiar ambos. Os impostos são uma ideia muito impopular, em todo o lado. Poucas pessoas se queixam de não pagar impostos suficientes. O problema é que quase todos querem muitas das coisas que são pagas pelos impostos.

Recentemente, uma sondagem em França revelou resultados surpreendentes. A frança tem uma das taxas de impostos mais altas do mundo, contudo uma maioria da população acredita que são inevitáveis novos aumentos de impostos. Ainda mais surpreendente, apesar de a França ter actualmente um governo de direita, mais eleitores de direita do que de esquerda, mais eleitores de classe média do que pobres esperam um aumento de impostos,.

O facto simples é que dificilmente existe hoje um governo no mundo, nacional ou local, que tenha recursos suficientes para ir de encontro ao nível de despesas obrigatórias por lei, e mais as desejadas pela maioria dos cidadãos. De forma que estes governos pedem dinheiro emprestado e entram (mais) em dívida, o que é impopular, e/ou reduzem despesas à custa de alguém. Contudo, a realidade é que nem pedir emprestado nem cortar despesas parece ser suficiente.

O resultado líquido é que todos os governos, por todo o lado, estão a aumentar impostos, e vão continuar a fazê-lo nos próximos anos. Mas a maioria nega estar a fazê-lo. Como se pode esconder o aumento de impostos? Há múltiplas formas de o fazer.

Sem comentários: