segunda-feira, outubro 11, 2010

Assembleia Nacional de Angola esbanja 43 milhões de dólares em BMWs

OBSESSÃO

A obsessão por viaturas topo de gama, por parte dos altos membros do regime, há vários anos ganhou cunho de política prioritária de Estado e tem causado uma verdadeira sangria aos cofres públicos. O Executivo tem gasto fortunas incalculáveis para proporcionar colecções ímpares de automóveis luxuosos aos seus membros. A propagação dessa prática, como marca de poder e modelo de distinção social, tem sido um factor multiplicador de esquemas desmedidos de corrupção, saque e esbanjamento de fundos públicos, nos actos da administração pública. Afinal, ter um carro de luxo, a qualquer preço, é uma política de Estado e de reconhecimento social!

Sendo um dos maiores do mundo, com 32 ministros e 55 vice-ministros e secretários de Estado, o actual Executivo comporta mais três altos funcionários com categoria de ministro, e 11 outros que ostentam o título de secretários de Estado e vice-ministros. A seu tempo, o valor aplicado em viaturas, para o executivo, cujos privilégios são superiores aos dos legisladores, será também avaliado em função de outras despesas orçamentais.

O modo irresponsável como os deputados priorizam a compra de carros de luxo, em detrimento da representação das preocupações básicas dos cidadãos, transforma a Assembleia Nacional numa feira de vaidades.

P.S. Isto não vos lembra nenhum outro país?

Sem comentários: