quinta-feira, outubro 14, 2010

Bélgica - No Border: Abusos e violência policial em Bruxelas

















Dias atrás, em Bruxelas, durante os protestos de rua do No Border Camp (Acampamento Sem Fronteiras) foram registrados repressões policiais muito violentas contra os manifestantes. As detenções arbitrárias e abusos de poder das autoridades ocorreram principalmente nos dias 26, 29, 30 de setembro e 1º de outubro. Os atos mais graves aconteceram na quarta-feira, dia 29, causados pela Reserva da Polícia Federal (500 agentes) e inúmeros agentes à paisana da Polícia Judiciária (PJ) de Bruxelas.

Na capital belga, os cidadãos europeus foram privados de forma violenta dos seus direitos fundamentais de expressão, de manifestação, de associação e de circulação. Nos controles dos agentes de segurança não foram feitos prisioneiros só ativistas sem fronteiras, mas, também, simples transeuntes foram incluídos na amálgama por uma polícia descontrolada.

Diversos participantes do Acampamento Sem Fronteiras relataram com exatidão os atos extremamente violentos, golpes e intimidação sexual durante as detenções.

Muitos abusos policiais foram realizados durante as retenções com inúmeras negações de direitos básicos, a começar pelas centenas de prisões arbitrárias ditas "preventivas", mas ilegais (de um total de quase mil numa semana).

Práticas dignas de um Estado policial

Os vídeos abaixo revelam os atos concretos de intimidação e as agressões feitas por agentes da PJ de Bruxelas. Também mostra as cargas policiais mais violentas sobre manifestantes (que se encontravam inegavelmente em situação de vítimas). Muitos golpes e lesões ferozmente dados em manifestantes encurralados.

› http://www.youtube.com/watch?v=1qIgF9IVQiI

› http://www.youtube.com/watch?v=-IU7PIk6kV4

› http://www.archive.org/details/gare_du_midi&reCache=1

› http://www.archive.org/details/Clown_a_la_manif&reCache=1

agência de notícias anarquistas-ana

Sem comentários: