Um grupo de artistas da Rússia tem causado dor de cabeça à polícia de São Petersburgo com sua mania de virar viaturas de cabeça para baixo, uma forma de protestar, expor e estimular o debate sobre a corrupção e o abuso de poder das forças policiais no país.
Nas últimas noites, os membros do Voina, como o grupo é chamado, foram responsáveis por colocar oito viaturas de cabeça para baixo. Alexei Plutser-Sarno, porta-voz do grupo, explicou as ações em seu blog: “A polícia não vai nos perseguir. Não temos dinheiro nem posses, então não há nada que eles queiram tirar de nós”.
Esta não é a primeira forma inusitada de protesto adotada pelos artistas. Eles já promoveram uma orgia em frente ao Museu Biológico de Moscou e pintaram um pênis de 60 m de altura em uma ponte de São Petersburgo para protestar contra um fórum sobre economia global.
Outras ações incluíram a "libertação" de milhares de baratas em um tribunal, durante o julgamento de dois membros do Voina.
Alguns membros do grupo nem sequer se preocupam em esconder os rostos nas ações e muitos vídeos de suas façanhas estão no YouTube, que exibem destreza e rapidez com que eles viram os veículos da polícia.
Aqui um vídeo sensacional:
› http://www.youtube.com/watch?v=dIfXEGAfLKM&feature=player_embedded
agência de notícias anarquistas
Sem comentários:
Enviar um comentário